27 de dezembro de 2016 CIDAC

Plataforma digital para licenciamento ambiental

O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, se reuniu nesta quinta-feira (22) com o presidente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Marcos André de Freitas Ribeiro, para ultimar os detalhes da plataforma digital para licenciamento ambiental. Segundo o gerente de Projetos do Cidac, Leonardo Gomes Mocaiber, a implantação do sistema encontra-se na fase final. Também participou do encontro, a gerente de Licenciamento da secretaria, Vanessa Rios.
Zacarias informou que na próxima terça-feira (27), às 9h e às 14h, haverá treinamento de pessoal do Setor de Licenciamento. Segundo ele, no ponto de vista da política ambiental, a plataforma servirá para uma melhor transparência na emissão de licenciamentos.
– Este mecanismo vai possibilitar que os processos sejam tramitados rapidamente, em termos de prazos de vistoria e exigências complementares, dependendo da atividade – disse. Atualmente, 210 processos de licenciamento já foram requeridos na secretaria.
Marcos André informou que todo o sistema foi confeccionado pelo pessoal próprio do Cidac. “São profissionais estatutários que passaram no concurso de 2012, e, com isso, estamos idealizando uma plataforma com redução de custos e software”, revelou.
Leonardo explicou que a plataforma vai funcionar em duas vertentes. Uma será o link a ser disponibilizado no site da secretaria (www.meioambiente.campos.rj.gov.br), onde o requerente obterá um código de identificação para acompanhar o andamento de todo o processo.
– A segunda vertente é a gestão interna da secretaria, que será manuseada pelos profissionais técnicos. Esta será uma eficiente ferramenta, onde haverá emissão e expedição final da licença de forma mais segura – ressaltou. A previsão é que o link esteja disponível já na próxima semana, após o treinamento de pessoal do Setor de Licenciamento.
Fonte: Secom