30 de dezembro de 2016 CIDAC

Aluno de informática do IFF visitam Datacenter da Prefeitura de Campos

O CIDAC recebeu no seu Datacenter, a turma de informática do IFF de Bom Jesus, onde os alunos tiveram a oportunidade de ver, na prática, como é o dia a dia de trabalho de um Analista de Sistemas da PMCG, quais são as tecnologias utilizadas pelos programadores do CIDAC e como funciona todo ciclo de desenvolvimento de sistemas. Os estudantes presenciaram todas as etapas do desenvolvimento de aplicações web: desde o recebimento da demanda, passando pela gerência do projeto, aprenderam como funciona o ciclo de cobertura de testes de um sistema e a dividir as demandas em tarefas menores e mais simples.

Os alunos viram o funcionamento de uma rede, segmentada tanto física como de forma lógica, formando uma MAN corporativa na prefeitura de Campos, focando os níveis básicos de seguranças e as camadas de gestão existentes. Também foi possível acesso a um ambiente real de produção com tecnologias de VLAN, Firewall, Sistemas Redundantes, Virtualização, backup e diversos serviços ofertados internamente, aonde puderam além de ver um caso real, interagir com os Analistas responsáveis sobre as tecnologias adotadas e soluções existentes atualmente.

Para os alunos, principalmente daqueles que vivem longe de grandes centros e estudam informática, ter a possibilidade de conhecer um centro de informações, do nível do CIDAC, proporciona uma experiência única na imersão dos aspectos vistos somente de forma teórica em sala de aula. Ter a possibilidade de visualizar a infraestrutura e conhecer os processos e profissionais que fazem a TI ser peça chave em qualquer organização, é o divisor de águas na escolha pelos alunos de continuarem na carreira de TI – destacou o professor Maurício Carvalho, que foi o responsável pela visita por parte do IFF.

Possibilitar a estes jovens conhecer a estrutura de tecnologia do nosso município é uma satisfação sem igual. Como profissional da área de Ciência da Computação, sei como este tipo de relacionamento entre aluno e casos reais de serviços de TI é importante na escolha das diversas áreas que a TI nos proporciona seguir, como infraestrutura, desenvolvimento, geoprocessamento, entre outras – Destacou o Superintendente do CIDAC, Marcos Ribeiro