Campos registra bom desempenho na geração de empregos

O mapa da geração de empregos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostra Campos outra vez com bom desempenho no período entre janeiro a abril, com saldo positivo de 917 vagas de emprego formal, entre demissões e admissões, à frente de Macaé, com 896.
O setor da construção civil mais uma vez puxou os índices positivos do município, com total de 1.077 vagas. Segundo o gerente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal, a explicação se deve ao bom desempenho que o setor tem experimentado nos últimos anos, bem como a aceleração do programa de obras da Prefeitura, com destaque para a construção de 5.100 casas populares. Em segundo lugar, o setor de serviços aparece com 775 postos de trabalho.

A indústria aparece com saldo negativo de menos 636 vagas. “Esse é um dado que se justifica devido ao atraso da safra canavieira”, explica Ranulfo. O comércio também registrou fraco desempenho, com menos 218 vagas. “É um outro setor que no primeiro semestre apresenta um saldo tradicionalmente negativo, ao contrário do que ocorre no segundo semestre”, analisa.
A agricultura foi outro segmento em baixa nos primeiros quatro meses, com menos 66 postos de trabalho, entre os que perderam o emprego e os que ocuparam vagas no mercado.