logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias Recentes

Equipe do CIDAC participa de roda de conversa sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Por: Letícia Nascimento

Nessa quinta-feira (23), a equipe do CIDAC participou de uma roda de conversa com Wilson Heidenfelder, Professor e Coordenador do Programa TreinaRH, desenvolvido pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SMARH). A ideia do encontro foi trazer como pauta a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

O objetivo da dinâmica foi trazer à equipe uma reflexão sobre a necessidade de cuidar das próprias emoções e também da importância da empatia entre os colegas de trabalho. Para isso, os colaboradores tiveram a oportunidade de compartilhar suas emoções e dificuldades no trabalho; e puderam também receber dicas de como lidar com sentimentos que podem ser prejudiciais, como a ansiedade e o estresse.

Segundo Heindenfelder, esses encontros têm o intuito de ajudar as pessoas a organizarem melhor suas ideias. “Atividades como essa tem o propósito de fazer com que as pessoas despertem, aqui é o momento de observar os gatilhos. A gente entende que todos nós temos problemas, cada um com a sua dificuldade. Às vezes a gente precisa de uma voz externa que nos ajude a organizar as nossas ideias, e esses encontros servem pra isso”, disse. Ele falou, ainda, sobre o benefício de trazer essas dinâmicas para o setor público. “Trazer isso para o ambiente público eu acho extraordinário, porque a gente deixa de focar no profissional para focar na pessoa. Afinal, não existe o profissional sem a pessoa”.

O Subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves, destacou a importância da roda de conversa para o bom funcionamento da equipe. “A dinâmica do Professor Wilson foi de suma importância para nos alertar para a auto-observação, para identificar sinais de estresse e buscar ajuda sempre que necessário, seja por meio de um profissional de saúde ou de programas oferecidos pela Prefeitura de Campos, como o Programa de Saúde do Trabalhador”, afirmou.

José Vicente reforçou, também, o impacto positivo da dinâmica na equipe. “Fiquei muito feliz ao final do encontro, pois foi notório o impacto positivo das reflexões e tópicos discutidos na roda de conversa, com os colegas saindo mais conscientes de sua saúde mental e emocional e com estratégias para lidar com possíveis dificuldades no ambiente de trabalho. A iniciativa reforça a importância da promoção da saúde mental no ambiente de trabalho e evidencia a relevância de abordar o tema para o bem-estar dos colaboradores e da Prefeitura como um todo”, completou.

Imagem: CIDAC

Manual do Servidor