logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias Recentes

Facebook inicia testes de criptografia de ponta a ponta padrão no Messenger

Por: Letícia Nascimento

O Facebook anunciou nesta semana que começou a testar entre alguns usuários a ativação de criptografia de ponta a ponta (E2EE) por padrão no Messenger. Esse recurso é importante por não permitir que ninguém além dos integrantes da conversa tenha acesso às informações, o que evita vazamento de dados.

Atualmente, o Facebook já oferece aos usuários do Messenger a opção de ativar o E2EE, mas geralmente só as pessoas mais preocupadas com a segurança acabam aderindo a essa configuração. Por isso, tornar a criptografia de ponta a ponta o padrão será um grande passo para que mais pessoas tenham segurança dentro da plataforma de mensagens.

Nos últimos anos, a Meta vem adicionando mais camadas de criptografia às suas várias plataformas de bate-papo. Os bate-papos no WhatsApp são criptografados por padrão usando o mesmo protocolo oferecido pelo mensageiro seguro padrão do setor Signal, a criptografia de ativação para DMs do Instagram está sendo testada e o Messenger oferece E2EE por meio de seu recurso de “mensagens que desaparecem”.

Além do novo teste de E2EE padrão, a empresa também anunciou um recurso chamado “armazenamento seguro”, que criptografará backups em nuvem do histórico de bate-papo dos usuários no Messenger.

“Estamos testando o armazenamento seguro para fazer backup dessas mensagens caso você perca seu telefone ou queira restaurar seu histórico de mensagens em um novo dispositivo compatível. Assim como acontece com os bate-papos criptografados de ponta a ponta, o armazenamento seguro significa que não teremos acesso às suas mensagens, a menos que você opte por denunciá-las para nós”, declarou a Meta.

Outros novos recursos que estão sendo testados no Messenger incluem a sincronização de mensagens excluídas entre dispositivos, testando a capacidade de cancelar o envio de mensagens e adicionando criptografia a mensagens de viva-voz enviadas no Messenger usando os óculos inteligentes Ray-Ban Stories da empresa.

 

Via: The Verge
Imagem: Alexander Shatov por Unsplash

Compartilhe:

Manual do Servidor