Por: Estela Paulino
Desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) é um ambiente que visa a gestão integrada de processos administrativos e acadêmicos.
O projeto começou em 2006 com o objetivo de atender demandas específicas do IFRN, que na época era o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN). Atualmente, o SUAP contempla mais de 40 módulos em constante evolução e é utilizado em diversas instituições federais, estaduais e municipais.
Para ter acesso ao sistema não é necessário pagar licença, pois o SUAP é gratuito. A instituição interessada assina um acordo de cooperação com o IFRN e passa a colaborar com o projeto e receber atualizações, com melhorias e acréscimos de funcionalidades, além de correções de erros.
Por ser um sistema que vai impactar em diversos setores da administração, a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes optou por inicialmente fazer a implantação dos módulos de Documentos Eletrônicos, Ensino e Gestão de Pessoas e Processos Eletrônicos. A seguir, segue uma breve descrição dos módulos que serão utilizados.
Documento Eletrônico
Módulo responsável pela criação dos documentos internos e externos que serão tramitados de forma eletrônica, como memorandos, circulares, portarias e ofícios. É possível cadastrar, editar, clonar e vincular documentos, definir permissão de acesso e assinar documentos digitalmente.
Ensino
Responsável pelo gerenciamento dos dados acadêmicos, o módulo tem funcionalidades para realizar a matrícula dos alunos, gerenciar cursos, configurar turmas e diários, registrar aulas, fazer lançamento de frequência e notas. Na Área do Aluno, o discente pode acessar suas informações pessoais e acadêmicas, receber notificações sobre pendências e emitir declarações e comprovantes, que serão previamente configurados pela unidade escolar.
Gestão de Pessoas
Módulo responsável pela gestão dos recursos humanos da instituição. Além de cadastros básicos, permite o acompanhamento funcional do servidor, com o histórico das funções desempenhadas, frequência, férias, licenças e banco de horas.
Processo Eletrônico
Permite a criação e a tramitação eletrônica de processos entre os setores da instituição. Além de anexar informações por meio de upload, é possível vincular ao processo qualquer registro gerado pelo módulo de documento eletrônico, como memorandos, ofícios, pareceres e circulares. A partir do número do processo, é possível acompanhar seu andamento, responder questionamentos e fazer despachos, como em um processo físico.
Referências
COSTA, Monalisa Mirelle do Nascimento. Análise da usabilidade do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do IFRN. Pau dos Ferros: Instituto Federal do Rio Grande do Norte | Campus Pau dos Ferros, 2016. Disponível em: <https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/919/analise_usabilidade_suap.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2022.
LIMA, Roberto Ramos de. Projetos de práticas profissionais: analisando a usabilidade dos módulos integrados ao SUAP no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Braga: Universidade do Minho, 2019. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/63507/1/ROBERTO%20RAMOS%20DE%20LIMA.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2022.
IFRN. SUAP: Sistema Unificado de Administração Pública. Disponível em: <https://portal.ifrn.edu.br/tec-da-informacao/lateral/servicos/sobre-o-suap>. Acesso em: 16 mar. 2022a.
IFRN. Documentação do Sistema Unificado de Administração Pública. Disponível em <https://suap.ifrn.edu.br/comum/documentacao/>. Acesso em: 17 mar. 2022b.
IFRR. Sistema Unificado de Administração Pública: um software desenvolvido por uma instituição pública para instituições públicas. Disponível em <https://portal.suap.ifrr.edu.br/>. Acesso em: 16 mar. 2022.
PMCG. Administração e CIDAC reúnem profissionais de TI para apresentação do SUAP. Disponível em: <>. Acesso em: 17 mar. 2022.