logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Por: Letícia Nascimento

Nesta terça-feira (26), a equipe do CIDAC recebeu a visita do secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira. Com a visita, o secretário teve o intuito de se despedir da equipe do CIDAC, tendo em vista que se desincompatibilizará do cargo de secretário na próxima terça-feira (02).

Wainer pontuou algumas de suas contribuições feitas ao longo de sua trajetória como secretário de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Campos, entre elas o SUAP.

“O SUAP é a menina dos meus olhos. Desde o início, eu ajudei o prefeito com o programa do governo e eu disse que eu assumiria o compromisso com ele de um governo eletrônico, porque eu acredito muito nisso e acho que o SUAP e todos os sistemas ajudam as pessoas a serem mais céleres, mais transparentes e mais econômicas. O SUAP é um caminho sem volta e eu não tenho dúvida disso”, destacou.

O secretário também agradeceu à equipe do CIDAC pela parceria durante esses três anos de trabalho.

“Estou muito satisfeito e minha vinda aqui é para agradecer a vocês porque, com certeza, se não fosse o empenho de vocês, a receptividade de vocês, nós não chegaríamos onde chegamos. O CIDAC cumpre a função dele de ser a cabeça pensante, o cérebro da Prefeitura de Campos”, disse.

O secretário também elogiou o trabalho da equipe do CIDAC e ressaltou que o subsecretário assumiu a subsecretaria em uma fase difícil.

“Eu acho importante fazer um elogio ao subsecretário, porque ele assumiu em uma fase difícil. Foi um achado trazer o Vicente, não só como um técnico qualificado, mas também como uma pessoa humana que coaduna com o meu estilo de fazer gestão. Embora eu seja muito rigoroso, eu sou extremamente comprometido com as causas humanas, porque eu acho que ser bom é ter compromisso com causas. Acho realmente que o direito existe para ser respeitado e dever existe para ser cumprido”, concluiu.

A versão atualizada do WhatsApp Beta para Android mostra que o mensageiro está desenvolvendo uma integração da Meta AI para a barra de pesquisa. A nova ferramenta permitirá que o usuário acesse mais rapidamente a ferramenta de inteligência artificial generativa para fazer consultas, tirar dúvidas ou pedir ajuda sobre o uso do aplicativo.

A Meta AI foi lançada em fase beta no final de setembro de 2023, exclusivamente para os Estados Unidos, como uma iniciativa da Meta no campo de IA generativa. A ferramenta funciona como um chatbot para obter informações e tirar dúvidas, além de poder ser usada para gerar imagens a partir de comandos de texto.

No WhatsApp, a IA da Meta poderá ser acionada dentro de janelas das conversas com o comando @MetaAI. Com a solicitação do usuário, a inteligência artificial irá buscar na internet em tempo real as respostas que o usuário deseja receber.

O site WABetaInfo divulgou que a versão Beta 2.24.7.14 do mensageiro está desenvolvendo uma nova forma de acionar a ferramenta de IA ao clicar na barra de pesquisa do aplicativo. Com isso, os usuários poderão consultar e enviar comandos para a ferramenta sem que seja necessário digitar a arroba dentro das conversas.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo/Canaltech

Tendo em vista que a ferramenta ainda está sendo desenvolvida, até o momento não há informações sobre quando ela chegará para o público em geral.

 

Via: Canaltech
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

O chatbot com IA da Microsoft Copilot para PC ficará disponível para mais usuários. A empresa anunciou nesta semana a distribuição da prévia a outros dispositivos elegíveis com Windows 11 (versão 22H2 ou mais recente) e Windows 10 (22H2) que ainda não receberam o serviço.

Com isso, mais pessoas poderão acessar os recursos de inteligência artificial da Microsoft pelo próprio computador, bastando clicar no ícone do Copilot na barra de tarefas ou acessar através do atalho Windows + C. Porém, mesmo com a distribuição para mais pessoas, nem todos os usuários receberão o chatbot ao mesmo tempo.

A nova expansão do Windows 11 vai impactar quem tem a versão 22H2 ou 23H2 do sistema operacional instalada. Com isso, caso a pessoa ainda não tenha recebido o recurso, o Copilot pode surgir na barra de tarefas a qualquer momento. Já no Windows 10 (versão 22H2), o serviço deve chegar aos demais computadores a partir do fim do mês, o que significa que pode ser a qualquer momento. A previsão é de que a nova fase de distribuição seja concluída em maio deste ano.

Vale ressaltar que o Copilot do Windows já está disponível para muitas pessoas, mas a ferramenta ainda é uma prévia, o que significa que ainda não chegou à versão final. Até o momento, não há previsão de uma estreia da versão final do Copilot para Windows.

 

Via: Canaltech
Imagem: Divulgação/Microsoft

O Spotify anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento de um novo recurso para a versão do app para desktop, que agora conta com um miniplayer, uma janela compacta e resumida que aparece enquanto o usuário navega no PC.

A janela traz alguns controles básicos de reprodução de áudios enquanto o usuário utiliza outros aplicativos no computador. Esses controles são válidos tanto para músicas quanto podcasts e incluem opções como trocar de música, começar, pausar ou pular alguns segundos do arquivo.

Com isso, não é necessário ficar voltando para a janela do aplicativo para aumentar o volume ou trocar a música, por exemplo. Esse atalho chega para ajudar o usuário a manter o foco e diminuir as distrações na tela.

Como ativar o miniplayer

Para ativar o miniplayer, basta clicar no ícone do recurso, que fica na janela de reprodução de um áudio. Porém, vale destacar que o miniplayer está disponível somente para os usuários assinantes do Premium do Spotify.

Além de ser um atalho para áudio, ele também vale para uma janela para visualização de vídeo, que pode ser clipe musical ou podcast com imagem. Nesse caso, o quadro fica um pouco maior e oferece mais recursos, como por exemplo avançar ou voltar apenas alguns segundos do vídeo de uma vez só.

Essa janela é personalizável, o que significa que é possível ajustar o tamanho e a localização dela na tela.

 

Via: TecMundo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

A Google Play Store recebeu um novo recurso que usa inteligência artificial. Com isso, agora a tela principal de aplicativos e jogos mostra um resumo automático com os destaques de cada aplicativo.

O resumo é gerado em forma de tópicos e fica posicionado em uma janela retangular logo abaixo do botão de instalação e acima das imagens, bastando clicar no botão “Mostrar” para expandir as informações. Através desse resumo, o app mostra detalhes sobre o jogo ou aplicativo, como por exemplo quais são as seções principais, algumas das funções mais relevantes e as possibilidades de uso.

Essa ferramenta tem o objetivo de ajudar os usuários que não conhecem as informações principais do software em questão e não querem ler a descrição fornecida pelo desenvolvedor, que muitas vezes é longa ou não traz todas as informações necessárias.

Tendo em vista que o Google começou a implementar a novidade recentemente, é possível que a disponibilidade seja gradual e varie de acordo com o dispositivo e a região.

 

Via: TecMundo
Imagem: Mika Baumeister/Unsplash

Manual do Servidor