logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

A Microsoft anunciou que o aplicativo Fotos no Windows receberá integração com o Microsoft Designer, IA de design gráfico baseada em nuvem. O objetivo é que a inteligência artificial ajude na criação e edição de imagens.

A novidade traz um novo botão de acesso à IA no topo do aplicativo que, quando acionado, abre a ferramenta no navegador padrão do sistema.

Com a integração do Microsoft Designer ao app de Fotos do Windows, após carregar uma imagem no aplicativo, é possível acionar o botão novo para abrir as opções de edição da ferramenta do navegador.

A ferramenta traz ao usuário diversos recursos avançados de edição, como por exemplo a possibilidade de remover o fundo de imagens e usar inteligência artificial para substituir por uma nova ilustração.

As edições feitas através do Microsoft Designer não alteram o original no aplicativo de Fotos, mas é possível salvar os resultados em um novo arquivo no computador.

Até o momento, a atualização está disponível no Windows 11 e apenas para os usuários dos EUA, Reino Unido, Austrália, Irlanda, Índia e Nova Zelândia.

Essa integração é apenas um acesso facilitado à IA de geração de imagens da Microsoft, com exibição da imagem selecionada no aplicativo Fotos do Windows. Vale destacar que a ferramenta Designer também está incorporada em outros aplicativos da Microsoft, como o Edge e o Teams.

 

Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Microsoft

Nesta terça-feira (16), o WhatsApp anunciou novos filtros de conversa para que os usuários possam achar conversas mais rapidamente.

O mensageiro anunciou novos três filtros, que dividirão as conversas em “Todas”, “Não lidas” e “Grupos”. As categorias serão exibidas na parte superior da lista de conversas e poderão ser selecionadas com apenas um clique.

O filtro “Todas” é a visualização padrão, que mostra todas as mensagens. A aba “Não lidas” tem o objetivo de mostrar as conversas que o usuário precisa ainda precisa ler para responder, exibindo as mensagens marcadas como não lidas ou as que não foram abertas ainda. Já o filtro “Grupos” traz todas as conversas em grupo organizadas em um só lugar, além de mostrar também os subgrupos das Comunidades.

Ainda de acordo com a postagem do blog do WhatsApp, os filtros estão sendo lançados a partir de hoje para os usuários e estarão disponíveis para todos nas próximas semanas.

 

 

Via: Blog do WhatsApp
Imagem: Reprodução/Blog do WhatsApp

A Microsoft anunciou que o suporte para as versões 2016 e 2019 do Office será encerrado no dia 14 de outubro de 2025. Depois dessa data, os aplicativos e servidores dessas versões não receberão mais correções de segurança ou suporte técnico, o que inclui Excel, Power Point e Word.

A empresa anunciou ainda aos usuários que quiserem continuar usando as versões 2016 e 2019 do Office que, após a data do fim do suporte, o sistema estará vulnerável a ameaças externas.

Os aplicativos e servidores do Office que perderão o suporte no dia 14 de outubro de 2025 são:

  • Access 2016;
  • Access 2019;
  • Excel 2016;
  • Excel 2019;
  • OneNote 2016;
  • Outlook 2016;
  • Outlook 2019;
  • PowerPoint 2016;
  • PowerPoint 2019;
  • Projeto 2016;
  • Projeto 2019;
  • Publisher 2016;
  • Publisher 2019;
  • Skype para Empresas 2016;
  • Skype para Empresas 2019;
  • Visio 2016;
  • Visio 2019;
  • Word 2016;
  • Word 2019;
  • Exchange Server 2016;
  • Exchange Server 2019;
  • Skype for Business Server 2015;
  • Skype for Business Server 2019.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Surface/Unsplash

A Meta começou a testar a opção de o usuário iniciar mensagens diretas (DMs) no Threads e depois ser redirecionado à caixa de entrada do Instagram.

O recurso começou a ser exibido para alguns usuários do Threads, que fizeram postagens sobre a descoberta. Aparentemente, o botão de “mencionar” no perfil de uma pessoa deve ser substituído pela opção de “mensagem” que, ao ser acionado, abrirá espaço para enviar uma mensagem direta pelo Instagram.

 

Publicado por @chris
Ver no Threads

 

Basicamente, o bate-papo não é função nativa do Threads, mas funcionaria como uma ponte para o Instagram, que precisa estar instalado no dispositivo. Vale destacar que já existe um ícone do Threads no perfil do usuário do Instagram que exibe as notificações da plataforma (quando o usuário clica no ícone de sino, o aplicativo é aberto instantaneamente).

Segundo o site Canaltech, um porta-voz da Meta confirmou os testes, mas não intitulou o recurso como DM e também não deu informações se e quando o recurso será liberado para o público geral.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Fachrizal Maulana/Unsplash

A versão beta do WhatsApp terá um novo recurso que sugere contatos para iniciar conversas. A novidade foi divulgada pelo site WABetaInfo recentemente e tem o objetivo de incentivar a interação com mais usuários.

Para estimular conversas, o mensageiro irá exibir contatos de amigos, conhecidos e familiares salvos no celular que ainda não interagiram com o usuário.

Para isso, será exibida a seção “Start chatting” (“Comece a conversar”, em tradução livre) na tela inicial do mensageiro, ao final da lista conversas. A seção mostra o nome, a foto de perfil e o “Visto por último” (se estiver disponível) do contato em questão e, quando o usuário clicar sobre o perfil, será encaminhado para o chat.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo/TecMundo

Caso as sugestões não sejam úteis para o usuário, é possível desativar o recurso ao clicar no ícone de “X”, que ficará no canto direito.

Até o momento, a ferramenta está disponível apenas para testadores do WhatsApp Beta para Android. É possível que a função seja lançada no programa TestFlight (iOS) antes de ser liberada para o público geral.

Ainda não há previsão de quando a novidade será lançada para todos.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Eyestetix Studio/Unsplash

Manual do Servidor