Google Docs está recebendo uma atualização bem útil de formatação

O Google Docs está recebendo uma atualização que vai facilitar a vida de muita gente na hora de formatar: agora você pode selecionar várias seções de texto de uma só vez. Digamos que você tem duas frases separadas por um título, ou quer colocar o mesmo efeito em três palavras diferentes em um parágrafo. O Docs vai permitir selecionar o texto de uma só vez e simplesmente aplicar as alterações.

Segundo o blog do Google, a seleção múltipla funciona assim: selecione a primeira parte do texto e pressione a tecla Command (⌘) ou Control (o que varia de Mac para Windows). Mantenha a tecla pressionada enquanto seleciona as outras partes desejadas do texto. Depois de selecionar tudo, solte a tecla e altere para a formatação que você precisa usando a barra de ferramentas do Google Docs.

Para quem tem muito texto para formatar, a atualização do Docs será uma bela mão na roda. O novo recurso é muito mais fácil que usar a ferramenta de pintura de formato, que permite destacar um pedaço de texto e copiar sua formatação para outro, mas exige vários cliques.

E o recurso também pode ser usado além da formatação, por exemplo, para cortar alguns parágrafos e mudá-los de lugar, ou até acrescentar um comentário relevante para várias frases. A seleção múltipla vai ajudar nisso também.

No post no blog anunciando a atualização, o Google diz que o recurso de formatação será lançado gradualmente para todos os usuários nos próximos 15 dias. Se a função ainda não apareceu no seu Docs, é uma questão de semanas para ter acesso a ela.

 

Fonte: Olhar Digital

Secretaria de Administração e Recursos Humanos, através do CIDAC, instala novos computadores na Prefeitura de Campos

Por: Letícia Nascimento

Através do CIDAC, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos iniciou a instalação de novos computadores em diversos órgãos da Prefeitura de Campos.

De acordo com Oswaldo Luiz Mascarenhas, coordenador do laboratório técnico do CIDAC, foram recebidos ao todo 50 equipamentos para serem instalados. Oswaldo disse, ainda, que até o momento algumas máquinas já foram instaladas no gabinete do prefeito Wladimir Garotinho e também no gabinete do vice-prefeito, Frederico Paes.

Segundo o técnico de informática do CIDAC, João Paulo Sampaio, os computadores possuem duas configurações diferentes. “As máquinas possuem duas configurações distintas. Uma configuração será distribuída no setor de desenvolvimento, já a outra irá para a área administrativa”, explicou.

As linguagens de programação mais populares para desenvolvimento em nuvem

Aplicações em nuvem estão cada vez mais se popularizando, e com isso o mercado começa a procurar desenvolvedores que sejam capazes de criar soluções nesses ambientes de forma eficaz e, como em qualquer competência em criação de softwares, algumas linguagens de programação acabam se destacando em relação a outras.

Para o primeiro trimestre de 2022, o principal destaque de linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicações em nuvem ficou com o Java, segundo a pesquisa State of Developer Nation da Slashdata referente ao período — que também conta com informações com as tecnologias mais populares e os códigos mais adorados pelos programadores em geral.


As linguagens de programação citadas no relatório da SlashData. As competências que elas se destacam podem ser conferidas nas colunas ao lado (Imagem: Reprodução/SlashData)

No desenvolvimento para nuvem, em específico, a pesquisa conta também com as três linguagens menos populares para essa competência, com a liderança, nesse caso, ficando com o C e C++.

Confira as listagens a seguir:

Linguagens mais populares para desenvolvimento em nuvem:

  • Java
  • PHP
  • GO

Códigos menos populares para desenvolvimento em nuvem:

  • C/C++
  • Visual Development Tools
  • Swift

A popularidade da linguagem de programação Java para desenvolvimento em nuvem


Com seus 30 anos de história, o Java continua sendo uma importante linguagem de programação em diversas frentes (Imagem: Reprodução/Java)

A liderança do Java em desenvolvimento de nuvem é um resultado da versatilidade da linguagem de programação, que além dessa frente, também é utilizada em criação de soluções para Android, sites, e até mesmo em games.

Além disso, a estrutura do Java é convidativa, apresentando uma curva de aprendizado simples que atrai desenvolvedores. Ela também não conta com especificações para plataformas, permitindo que suas capacidades possam ser facilmente migradas entre diferentes sistemas — o que, para soluções em nuvem, muitas vezes criadas com vários sistemas em mente, acaba sendo um grande atrativo.

Para os interessados em melhor entender como o Java pode ser utilizado nessa frente, existem inúmeras documentações, como do Google Cloud, que explicam como utilizar a linguagem de programação em conjunto com as capacidades de nuvem — facilitando o acesso à informação e aprendizado dessa competência.

 

Fonte: Canaltech