Pesquisadores estudam auxílio do Apple Watch a crianças com câncer

O Apple Watch possui um recurso que pode ajudar a salvar vidas de crianças com câncer. Uma equipe de pesquisadores baseada na Austrália começou a testar a aplicação do smartwatch da Apple para monitoramento dos pequenos que estão ou estiveram em tratamento contra a doença. O relógio possui a função de eletrocardiograma (ECG), que registra o ritmo e os batimentos cardíacos a partir do sensor elétrico de frequência cardíaca. Ele é capaz de de identificar a presença de fibrilação atrial (AFib), uma forma de ritmo irregular.

De acordo com os membros do instituto Murdoch, essa informação pode ser muito útil para acompanhar pacientes com a síndrome do QT longo, um distúrbio no ritmo de contração e relaxamento do coração que pode resultar em parada cardíaca. A pesquisa foi divulgada na última semana pelo site My Healthy Apple.

O estudo realizado na Austrália tem participantes de 7 a 18 anos de idade. O objetivo é avaliar o quão preciso é o Apple Watch ao realizar o eletrocardiograma, se comparado com 12 equipamentos dedicados a isso. Até o momento, o sensor está disponível no Apple Watch 4, Apple Watch 5, Apple Watch 6 e Apple Watch 7.

O estudo revelou que o relógio inteligente da Apple é suficientemente confiável para aferir essas informações. Os resultados preliminares foram obtidos a partir da análise de uma série de cálculos comparativos entre o gadget e as informações registradas pelos equipamentos ECG profissionais.

Os pesquisadores ainda sugerem que o dispositivo vestível possa ser usado em massa para que diagnósticos relacionados a outras doenças ocorram de forma menos tardia.

De acordo com os pesquisadores, a utilização do Apple Watch para acompanhar a aferição do QTc neste estudo melhora os resultados dos pacientes, uma vez que facilita o monitoramento em tempo real de possíveis irregularidades, triagem generalizada, detecção e início mais rápido de soluções de tratamento. O objetivo é que aplicativo a ser desenvolvido grave uma leitura ECG V1 (pulso esquerdo) ou V2 (tornozelo esquerdo). Essas medições serão realizadas no dia primeiro e quarto dia de internação da criança ou adolescente.

Não é a primeira vez que o relógio inteligente da Apple se mostra útil na prevenção de doenças. No final de 2019, um Apple Watch foi essencial para detectar uma doença num idoso de 74 anos. Na época, o homem subia as escadas no momento em que o relógio informou sobre uma possível fibrilação atrial.

 

Fonte: TechTudo

O que é OCR? | Reconhecimento ótico de caracteres

Buscar saber o que é OCR, sigla em inglês de Optical Character Recognition – Reconhecimento ótico de caracteres em tradução literal – é compreender como funciona uma tecnologia utilizada por muitas empresas diariamente, e impacta direta e indiretamente na vida das pessoas.

Também conhecido como “reconhecimento de texto em imagens”, o Reconhecimento Óptico de Caracteres é resultado de anos de pesquisa e você pode acompanhar abaixo como a tecnologia funciona.

História do OCR

O início da tecnologia OCR pode ser considerado nos anos 1950, início da automação de dados em um processo que começou com a antiga Agência de Segurança de Forças Armadas (AFSA), atual Agência de Segurança Nacional (NSA), nos Estados Unidos.

A ideia era fazer com que informações de documentos pudessem chegar a outros locais sem ter que passar por mãos humanas, ou seja, um computador poderia analisar o que estaria ali e, automaticamente, entender e passar os dados para outros lugares.

Em 1974, Ray Kurzweil, pioneiro no estudo do setor, inventou um produto que poderia reconhecer qualquer fonte impressa e, ao menos inicialmente, seria usada para auxiliar pessoas com deficiência visual com uma máquina que poderia ler e vocalizar o que estava escrito.


Raymond Kurzweil, um dos pioneiros em OCR (Imagem: Reprodução/Kurzweil)

Nos anos 80, Kurzweil vendeu sua empresa para a Xerox, que tinha interesse na tecnologia para transformar textos em arquivos digitais, começando aí uma revolução que se tornou popular. Fotocopiadoras, digitalizadores e outros objetos mais populares fizeram da tecnologia um grande parceiro.

O que é e como funciona o OCR

OCR é uma tecnologia operada através de um software, cujo propósito é extrair o conteúdo de uma imagem, entendê-lo e, com isso, é possível fazer a transformação em texto escrito. O conteúdo pode ser: uma foto transcrita para texto, auxiliando pessoas com deficiência auditiva.

Além disso, é possível fazer a leitura de um texto e transformá-lo em documento digitalizado, já que reconhece caracteres e pode fazer imagens de texto. É o uso mais comum e mais acessível ao grande público, através de máquinas digitalizadoras.


Utilização de OCR para reconhecer o print e transformá-lo em texto (Imagem: Captura de Tela/Canaltech)

Para reconhecer imagens e textos e transformá-los em arquivos digitais, como PDF, o OCR utiliza bancos de dados, com grandes volumes de imagens e caracteres, e, com o auxílio de uma inteligência artificial, ajuda o programa a entender e transcrever o que é capturado em texto.

No frigir dos ovos, software de OCR são leitores de tela em que um texto é criado cada vez que uma imagem e isso permite que as pessoas agilizem o trabalho para alterar e enviar conteúdo para outros locais.

 

Fonte: Canaltech