logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias Recentes

Satélite da NASA fotografa eclipse solar oculto

Você viu o eclipse parcial do Sol desta semana? Não? Não se preocupe, ninguém mais viu. Exceto o Solar Dynamics Observatory (SDO), satélite da NASA em órbita da Terra, a 36 mil km de distância de nós, que era o único no “lugar exato” para registrar o fenômeno.

O fenômeno começou às 1h20 (horário de Brasília) da quarta-feira (29), e durou 35 minutos. Durante o ponto máximo a Lua cobriu 67% do disco solar, ou seja, tivemos um eclipse parcial. Veja a passagem abaixo:


Clique na imagem para ver a animação que captura o momento em que a Lua passou em frente ao Sol em 29 de junho. (Imagem: Nasa)

Graças às suas poderosas câmeras o SDO produziu fotos incríveis, que mostram a silhueta das montanhas da Lua e contra as “chamas” da coroa solar ao fundo.


Silhueta de montanhas na Lua durante eclipse solar parcial de 29 de junho de 2022, visto pelo satélite Solar Dynamics Observatory, da Nasa

O SDO foi lançado em 2010, e segundo a NASA “estuda como a atividade solar é criada e controla o clima no espaço. As medidas do interior, atmosfera, campo magnético e produção de energia do Sol nos ajudam a entender a estrela com a qual convivemos”.

Aqui na Terra, tivemos um eclipse lunar total em maio, que rendeu belas fotos da “Lua de Sangue”. O próximo acontecerá no dia 8 de novembro, mas a má notícia é que o fenômeno não será visível em grande parte do território brasileiro. Já no dia 25 de outubro, haverá um eclipse solar parcial visível em algumas regiões do planeta, como Europa e Ásia.

 

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe:

Manual do Servidor