Manutenção preventiva: Saiba por que ela é importante para o seu computador

Por: Letícia Nascimento

Como as tecnologias estão sempre evoluindo, sistema operacional, softwares e aplicativos precisam ser constantemente atualizados. Porém, os computadores quase sempre permanecem os mesmos e, por isso, o sistema vai ficando cada vez mais lento se não acompanhar as atualizações. E é exatamente aí que entra a manutenção preventiva.

A manutenção preventiva de computadores nada mais é do que uma verificação constante para monitorar o computador, evitando problemas que podem ser causados pelos desgastes do dia a dia. Como essa manutenção detecta precocemente os problemas que possam existir no computador, ela traz benefícios como um equipamento mais rápido e com melhor desempenho, refrigeração do computador trabalhando normalmente, limpeza de sujeiras cotidianas que podem causar danos (como poeira e fuligem, por exemplo), prevenção de ressecamento da pasta térmica (o que impede que o processador queime) e prevenção contra vírus, spyware e malware (que podem roubar dados).

Um ponto também importante da manutenção preventiva é que ela verifica as atualizações de softwares, pois elas são fundamentais para um bom funcionamento dos programas do computador e também para torná-lo mais seguro.
Manter o computador sempre em seu melhor desempenho aumenta a vida útil do equipamento e evita gastos desnecessários com a manutenção corretiva.

 

Imagem: Jan Vašek por Pixabay 

FIFA anuncia IA que ajudará o VAR na Copa do Mundo Qatar 2022

Por: Letícia Nascimento

No início deste mês, a FIFA anunciou que usará um impedimento semiautomático na Copa do Mundo no Qatar, que começará no dia 21 de novembro deste ano. Esta ferramenta possui o objetivo de ajudar a equipe de arbitragem a tomar decisões de forma mais ágil e mais precisa em relação ao modelo atual utilizado pelo VAR.

Esta nova tecnologia conta com 12 câmeras montadas no teto do estádio, que irão acompanhar a movimentação da bola; além de 29 pontos de dados de cada jogador, 50 vezes por segundo, calculando a posição exata deles em campo. Esses 29 pontos de dados coletados incluem todos os membros e extremidades que são relevantes para que o impedimento seja marcado.

“Na Copa do Mundo da FIFA em 2018, a FIFA deu o corajoso passo de usar a tecnologia VAR no maior palco do mundo, e provou ser um sucesso indiscutível. A tecnologia de impedimento semiautomático é uma evolução dos sistemas VAR que foram implementados em todo o mundo. Esta tecnologia é o resultado de três anos de pesquisa e testes dedicados para fornecer o melhor para as equipes, jogadores e torcedores que irão para o Qatar no final deste ano, e a FIFA está orgulhosa desse trabalho, pois esperamos que o mundo veja os benefícios da tecnologia semiautomática de impedimento na Copa do Mundo da FIFA 2022”, disse Gianni Infantino, presidente da FIFA, ao site da própria entidade.

Além das câmeras e dos pontos de dados, a Al Rihla, bola oficial da Adidas para a Copa Qatar 2022, terá em seu interior um sensor de unidade de medição inercial (IMU). Esse sensor será capaz de enviar dados da bola para a sala de operação de vídeo 500 vezes por segundo, o que permitirá uma informação muito mais precisa do ponto de chute.

Combinando a tecnologia das câmeras com o sensor usado na bola, os árbitros de vídeo receberão um alerta de impedimento automatizado sempre que a bola for recebida por um jogador que estiver em posição de impedimento. Porém, antes de informar o árbitro em campo, os membros do VAR deverão validar a proposta da marcação após uma verificação manual.

 

Via: FIFA

Imagem: Reprodução/FIFA