O Google lançou nessa quinta-feira (14) a primeira versão estável do Chrome OS Flex, seu novo sistema operacional gratuito que tem como objetivo “ressuscitar” computadores e Macs com hardware mais antigo. A versão beta do software havia sido lançada em fevereiro deste ano e, após feedback dos testadores e correção de bugs, ele finalmente foi liberado em sua versão final. Com a instalação, dispositivos que estavam lentos podem executar programas e acessar a internet com mais fluidez.
Alguns dispositivos receberão suporte do sistema operacional até 2030. Entre eles estão os modelos Acer Aspire 3 A315, Acer TravelMate P214, Dell Inspiron 3505, Dell Latitude 3420, HP 255 G7 (Ryzen), Lenovo Thinkpad E14 Gen 2 e Lenovo ThinkPad X1 Carbono 9ª Geração. Em contrapartida, outros terão um tempo de suporte bem mais curto, recebendo atualizações do Chrome OS Flex somente até o final de 2022 ou 2023.
Requisitos para instalar o Chrome OS Flex
A instalação do novo sistema operacional pode ser feita através de HD externo, de rede ou de um pen drive que possua 8GB ou mais de armazenamento. Veja os requisitos:
- Processador: Intel ou AMD com arquitetura x86-64
- 4 GB de RAM
- 16 GB de armazenamento
- Inicialização via USB disponível
- Acesso total de administrador à BIOS
Vale observar que, segundo o Google, placas de vídeo e processadores que foram fabricados antes de 2010 podem ter uma experiência ruim com o sistema. A empresa informa, ainda, que os aceleradores gráficos Intel GMA 500, 600, 3600 e 3650 não atendem aos padrões de desempenho exigidos pelo Chrome OS Flex.
Macs também receberão suporte
Alguns modelos de Macs da Apple são compatíveis com o novo sistema operacional. Alguns deles são Apple iMac 11,2; Apple Macbook 7,1; Apple Macbook Air 7,2 e Apple Macbook Pro 11,2.
O Google disponibilizou uma lista de modelos de computadores e Macs certificados pelo Google para o Chrome OS Flex e o prazo de suporte, clique aqui para conferir.
Via: Google
Imagem: Pixabay