Reuniões do Google Meet agora podem ser transmitidas pelo YouTube

Por: Letícia Nascimento

Usuários selecionados do Google Meet agora podem transmitir reuniões ao vivo através do YouTube, permitindo que mais pessoas possam assistir. Essa novidade deve ser disponibilizada para os usuários qualificados até o próximo mês.

De acordo com a Google, “a transmissão ao vivo é útil em situações em que você deseja apresentar informações para grandes públicos fora de sua organização”. Além disso, a empresa também ressalta que é possível pausar e reproduzir a apresentação a qualquer momento ou até mesmo visualizar depois, o que é uma boa vantagem.

Imagem: Reprodução/Google

Para utilizar a nova ferramenta, é necessário que o canal de YouTube seja aprovado para transmissão ao vivo com antecedência, pois a aprovação pode demorar até 24h para ser concedida.

Os usuários que estão aptos para usar essas transmissões ao vivo são clientes do Google Workspace Enterprise (Starter, Standard e Plus); usuários individuais do Google Workspace; e membros do plano Google One Premium em alguns países.

 

Via: Google
Imagem: Surface por Unsplash

Microsoft Office irá bloquear macros de arquivos baixados pela internet

Por: Letícia Nascimento

No final da semana passada, a Microsoft anunciou que voltará a bloquear macros encontradas em arquivos do Office baixados na internet. Essa medida já havia sido planejada antes, mas acabou atrasando por causa do feedback de usuário.

As macros podem ser definidas como um conjunto de ações utilizadas para automatizar tarefas, gravadas na linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA). Porém, o bloqueio delas serve para proteger os usuários, tendo em vista que elas também são frequentemente usadas por invasores para infectar PCs com malware e outros softwares maliciosos.

“As macros VBA são uma maneira comum de agentes mal-intencionados obterem acesso para implantar malware e ransomware. Portanto, para ajudar a melhorar a segurança no Office, estamos alterando o comportamento padrão dos aplicativos do Office para bloquear macros em arquivos da Internet”, afirma a Microsoft em um documento de suporte.


Imagem: Reprodução/Microsoft

Quando as pessoas abrirem arquivos da Web com macros anexadas, elas verão um banner de risco de segurança com um aviso para saber mais. Ao clicar nesse banner, o usuário será direcionado para um site de suporte da Microsoft, que explica os riscos das macros.

Vale ressaltar que, como macros inofensivas também podem ser compartilhadas, é possível permiti-las. No entanto, essa ação depende do tipo de arquivo e de onde esse arquivo está localizado.

A novidade afetará apenas o Office em dispositivos que executam o Windows e, por enquanto, Access, Excel, PowerPoint, Visio e Word são os únicos aplicativos afetados.

 

Via: Windows Central/Microsoft
Imagem: Windows por Unsplash