Por: Letícia Nascimento
No final da semana passada, a Microsoft anunciou que voltará a bloquear macros encontradas em arquivos do Office baixados na internet. Essa medida já havia sido planejada antes, mas acabou atrasando por causa do feedback de usuário.
As macros podem ser definidas como um conjunto de ações utilizadas para automatizar tarefas, gravadas na linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA). Porém, o bloqueio delas serve para proteger os usuários, tendo em vista que elas também são frequentemente usadas por invasores para infectar PCs com malware e outros softwares maliciosos.
“As macros VBA são uma maneira comum de agentes mal-intencionados obterem acesso para implantar malware e ransomware. Portanto, para ajudar a melhorar a segurança no Office, estamos alterando o comportamento padrão dos aplicativos do Office para bloquear macros em arquivos da Internet”, afirma a Microsoft em um documento de suporte.
Imagem: Reprodução/Microsoft
Quando as pessoas abrirem arquivos da Web com macros anexadas, elas verão um banner de risco de segurança com um aviso para saber mais. Ao clicar nesse banner, o usuário será direcionado para um site de suporte da Microsoft, que explica os riscos das macros.
Vale ressaltar que, como macros inofensivas também podem ser compartilhadas, é possível permiti-las. No entanto, essa ação depende do tipo de arquivo e de onde esse arquivo está localizado.
A novidade afetará apenas o Office em dispositivos que executam o Windows e, por enquanto, Access, Excel, PowerPoint, Visio e Word são os únicos aplicativos afetados.
Via: Windows Central/Microsoft
Imagem: Windows por Unsplash