Por: Letícia Nascimento
O Atlas Socioeconômico Norte Fluminense é um projeto de extensão, pesquisa e de iniciação à inovação. O desenvolvimento dele é feito sob uma perspectiva interdisciplinar, que conta com professores e alunos de várias formações acadêmicas; e também interinstitucional, por meio de articulações e parceiros institucionais como o CIDAC, por exemplo.
A pesquisa abrange temáticas sociais e ambientais; como também de educação, saúde, economia, população e agropecuária. Com isso, o principal objetivo do projeto é apresentar dados sociais, econômicos e ambientais dos municípios do Norte Fluminense às instituições públicas e privadas. Também estão incluídos setores sociais que precisam de informações agrupadas e sistematizadas para que possam compreender, analisar e tomar decisões.
“A iniciativa vem ao encontro das necessidades dos municípios da região, propondo-se a apoiar na compreensão das dinâmicas sociais e econômicas e na elaboração de políticas públicas”, explicou o coordenador do projeto, Prof. Dr. Leandro Bruno Santos. Ele ressaltou, ainda, que o banco de dados e os mapas temáticos gerados na pesquisa são fundamentais tanto para a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas, quanto para outras inciativas de pesquisa, ensino e extensão.
Segundo o gerente de Geoprocessamento e B.I. do CIDAC, Rhaniéri Siqueira, a parceria com o projeto se deu através do compartilhamento de base de dados com informações do município e arquivos shapefile. Ele informou, ainda, que a parceria continua firmada para a realização de ações como o I Workshop Atlas Econômico do Norte Fluminense, que aconteceu no final do ano passado.
Os resultados do projeto são divulgados em formato de tabelas, gráficos, mapas temáticos e textos descritivos, e podem ser acessados através do portal http://atlasnf.sites2.uff.br/.
Imagem: Divulgação