Google Meet permitirá assistir YouTube, ouvir música e jogar com amigos

Por: Letícia Nascimento

Para quem costuma fazer chamadas de vídeo com os amigos através do Meet, o Google acrescentou um recurso interessante ao aplicativo. O “Live Sharing” permite que os participantes da reunião interajam com o conteúdo que está sendo compartilhado, incluindo streamings de música e de jogos.

Segundo o Google, todos podem interagir em tempo real com conteúdos que variam desde vídeos do YouTube até organização de listas de reprodução do Spotify. No Android, as opções estarão disponíveis no botão “Atividades”, que fica no menu flutuante do aplicativo.

Reprodução/Google

A nova atualização foi descoberta na semana passada, quando ainda estava em desenvolvimento, portanto ela não tinha previsão de data de lançamento. Agora, ainda não é possível dizer o dia exato em que ela será lançada, mas isso deve acontecer ao longo do mês em dispositivos mobile e tablets. De acordo com o Google, a função deve chegar também a outros dispositivos futuramente.

 

Via: TecMundo
Imagem: Reprodução/Google 

Buscador do Google é atualizado com ferramentas contra a desinformação

O Google anunciou nessa quinta-feira (11) que seu buscador receberá um conjunto de melhorias. A mudança principal, segundo a empresa, é o aprimoramento dos trechos em destaque, que possuem a função de resumir as informações mais importantes para a solicitação do usuário.

Essa função agora terá o suporte do Modelo Unificado Multitarefa (MuM), que é uma inteligência artificial (IA) projetada para identificar a ideia de consenso entre diferentes fontes de informação. Resumindo, o novo recurso será capaz de verificar as palavras que aparecem em negrito, destacadas nos trechos, e fazer uma comparação com outras fontes que são confiáveis na web. Isso faz com que o usuário possa saber se existe um consenso em relação às palavras destacadas, mesmo quando elas são usadas por diferentes fontes que utilizam diferentes termos para descreverem a mesma ideia.

Além disso, a empresa também explicou que os sistemas foram treinados para identificar de maneira cada vez mais efetiva as informações falsas. Com a atualização, o acionamento de trechos em destaque em casos de perguntas sem respostas reduziu para 40%.

Para aprimorar a validação das informações, o Google também atualizou outros recursos, como a função “Sobre este resultado”. Essa função recebeu um suporte em português e outras sete línguas, além de ter recebido também maior contexto para as informações apresentadas. A empresa lançou, ainda, o “Sobre esta página”, um outro recurso parecido que consiste basicamente em permitir a investigação de mais informações sobre um site mais rapidamente.

Com o intuito de evitar a disseminação de notícias falsas, a empresa adicionou também avisos nas páginas de resultado relacionadas. Com isso, caso o buscador não fique satisfeito com a qualidade do resultado de buscas oferecido, ele irá sugerir que o usuário faça a pesquisa novamente no futuro.

Além dessas atualizações, o Google anunciou também que está desenvolvendo um currículo de alfabetização informacional destinado a professores, através de uma parceria com a MediaWise, do Poynter Institute for Media Studies, e com a PBS NewsHour Student Reporting Labs. Segundo o site TecMundo, a empresa já investiu cerca de US$ 75 milhões em projetos para fortalecimento da educação midiática e combate à desinformação.

 

Via: TecMundo/Google
Imagem: Hebi B. por Pixabay