O Google anunciou nessa quinta-feira (11) que seu buscador receberá um conjunto de melhorias. A mudança principal, segundo a empresa, é o aprimoramento dos trechos em destaque, que possuem a função de resumir as informações mais importantes para a solicitação do usuário.
Essa função agora terá o suporte do Modelo Unificado Multitarefa (MuM), que é uma inteligência artificial (IA) projetada para identificar a ideia de consenso entre diferentes fontes de informação. Resumindo, o novo recurso será capaz de verificar as palavras que aparecem em negrito, destacadas nos trechos, e fazer uma comparação com outras fontes que são confiáveis na web. Isso faz com que o usuário possa saber se existe um consenso em relação às palavras destacadas, mesmo quando elas são usadas por diferentes fontes que utilizam diferentes termos para descreverem a mesma ideia.
Além disso, a empresa também explicou que os sistemas foram treinados para identificar de maneira cada vez mais efetiva as informações falsas. Com a atualização, o acionamento de trechos em destaque em casos de perguntas sem respostas reduziu para 40%.
Para aprimorar a validação das informações, o Google também atualizou outros recursos, como a função “Sobre este resultado”. Essa função recebeu um suporte em português e outras sete línguas, além de ter recebido também maior contexto para as informações apresentadas. A empresa lançou, ainda, o “Sobre esta página”, um outro recurso parecido que consiste basicamente em permitir a investigação de mais informações sobre um site mais rapidamente.
Com o intuito de evitar a disseminação de notícias falsas, a empresa adicionou também avisos nas páginas de resultado relacionadas. Com isso, caso o buscador não fique satisfeito com a qualidade do resultado de buscas oferecido, ele irá sugerir que o usuário faça a pesquisa novamente no futuro.
Além dessas atualizações, o Google anunciou também que está desenvolvendo um currículo de alfabetização informacional destinado a professores, através de uma parceria com a MediaWise, do Poynter Institute for Media Studies, e com a PBS NewsHour Student Reporting Labs. Segundo o site TecMundo, a empresa já investiu cerca de US$ 75 milhões em projetos para fortalecimento da educação midiática e combate à desinformação.