WhatsApp terá novo recurso que permite criação de avatares

Por: Letícia Nascimento

Entre as atualizações que vêm sendo lançadas pelo WhatsApp, a plataforma agora está desenvolvendo uma nova ferramenta que permitirá que o usuário crie um avatar customizado para ser uma representação virtual dele.

De acordo com o site WABetaInfo, esse avatar poderá ser usado como imagem de perfil, figurinha e também como uma “máscara”, que será uma espécie de filtro para chamadas de vídeo (recurso que já está disponível há algum tempo no aplicativo de mensagens do iOS).

Reprodução/TecMundo/WABetaInfo

Ainda segundo o site, a ferramenta de criação de avatares será oferecida em todas as plataformas onde o WhatsApp está disponível; sendo elas Android, iOS e na versão para PC.

Vale destacar que essas informações ainda não são oficiais, tendo em vista que elas foram obtidas através de dados de versões beta para testes do aplicativo. Por isso, ainda não há como saber quando o recurso será lançado e liberado ao público.

 

Via: TecMundo/WABetaInfo
Imagem: antonbe por Pixabay 

“AI greenscreen”: TikTok ganha sistema de IA que converte textos em imagens

Por: Letícia Nascimento

Atualmente, os sistemas de IA que convertem texto em imagem estão crescendo cada vez mais, tanto em capacidade quanto em popularidade. Agora, eles fazem parte do aplicativo TikTok.

A plataforma adicionou recentemente um novo efeito chamado “AI greenscreen”, que permite que os usuários digitem um texto que o software transformará automaticamente em imagem. Essa imagem poderá, inclusive, ser usada como fundo de vídeos, o que pode ser útil para os criadores de conteúdo do aplicativo.

A nova função é capaz de produzir apenas imagens abstratas. (Reprodução/The Verge)

Esse novo recurso do TikTok é bastante básico se comparado aos modelos de texto para imagem de última geração, como o Imagen do Google, o DALL-E 2 da OpenAI ou o software homônimo do Midjourney. O “AI greescreen” é capaz de criar apenas imagens abstratas e rodopiantes, enquanto outros modelos podem produzir imagens fotorrealistas e ilustrações complexas e coerentes que parecem ter sido desenhadas ou pintadas por humanos.

Segundo o site The Verge, essas limitações do modelo do TikTok podem ser intencionais. Isso porque modelos mais avançados exigem maior poder de computação, o que seria caro e exigiria que a empresa implementasse muitos recursos. Ainda de acordo com o site, o TikTok tem mais de um bilhão de usuários, e dar a todos esses indivíduos o poder de criar imagens fotorrealistas de qualquer coisa que possam imaginar poderia produzir alguns resultados preocupantes.

O que se pode concluir do “AI greescreen” do TikTok, então, é que ele mostra que essa nova tecnologia está cada vez mais perto de se popularizar. O mais recente ciclo de desenvolvimento da IA ​​de texto para imagem começou em 2021, com o lançamento original do DALL-E pela OpenAI. Agora, a tecnologia já está disponível para milhões de pessoas através de um aplicativo como o TikTok.

 

Via: The Verge
Imagem: Alexander Shatov por Unsplash