Por: Letícia Nascimento
Atualmente, os sistemas de IA que convertem texto em imagem estão crescendo cada vez mais, tanto em capacidade quanto em popularidade. Agora, eles fazem parte do aplicativo TikTok.
A plataforma adicionou recentemente um novo efeito chamado “AI greenscreen”, que permite que os usuários digitem um texto que o software transformará automaticamente em imagem. Essa imagem poderá, inclusive, ser usada como fundo de vídeos, o que pode ser útil para os criadores de conteúdo do aplicativo.
A nova função é capaz de produzir apenas imagens abstratas. (Reprodução/The Verge)
Esse novo recurso do TikTok é bastante básico se comparado aos modelos de texto para imagem de última geração, como o Imagen do Google, o DALL-E 2 da OpenAI ou o software homônimo do Midjourney. O “AI greescreen” é capaz de criar apenas imagens abstratas e rodopiantes, enquanto outros modelos podem produzir imagens fotorrealistas e ilustrações complexas e coerentes que parecem ter sido desenhadas ou pintadas por humanos.
Segundo o site The Verge, essas limitações do modelo do TikTok podem ser intencionais. Isso porque modelos mais avançados exigem maior poder de computação, o que seria caro e exigiria que a empresa implementasse muitos recursos. Ainda de acordo com o site, o TikTok tem mais de um bilhão de usuários, e dar a todos esses indivíduos o poder de criar imagens fotorrealistas de qualquer coisa que possam imaginar poderia produzir alguns resultados preocupantes.
O que se pode concluir do “AI greescreen” do TikTok, então, é que ele mostra que essa nova tecnologia está cada vez mais perto de se popularizar. O mais recente ciclo de desenvolvimento da IA de texto para imagem começou em 2021, com o lançamento original do DALL-E pela OpenAI. Agora, a tecnologia já está disponível para milhões de pessoas através de um aplicativo como o TikTok.
Via: The Verge
Imagem: Alexander Shatov por Unsplash