Por: Letícia Nascimento
O Firefox 104 foi lançado pela Mozilla nessa terça-feira (23). A nova versão promete melhorias no desempenho de notebooks, otimização de uso da bateria e pequenas correções de bugs.
A primeira novidade é o modo adaptável do Firefox, que traz aprimoramentos para o desempenho de notebooks. A interface do usuário será limitada para fazê-lo rodar melhor e também reduzir o consumo da bateria quando ela estiver quase descarregada. Esse mecanismo deve funcionar de maneira parecida com a economia gerada com as guias sem segundo plano, que ficam em stand-by quando não estão em uso.
Ainda em relação às baterias, o gerenciador de perfis do programa agora irá permitir que seja feita uma análise aprimorada do uso de energia nos computadores. As máquinas que rodarem o Windows 11 ou com o chip Apple M1 poderão ter acesso a um gráfico que mostra o gasto energético da CPU, dos núcleos do processador e da placa de vídeo.
Já na parte de navegação, o Firefox agora voltará automaticamente à página visitada anteriormente quando acessar um site sem HTTPS com erro. Anteriormente, o software poderia levar o usuário para uma página sem segurança.
Mais facilidade
Além das novidades citadas acima, o Firefox 104 também trouxe suporte a legendas no modo Picture-in-Picture para o serviço de streaming Disney+ e correção na cor de realce de textos em compositores de e-mails Yahoo Mail e Outlook. Também foi feito um pequeno ajuste para quem usa atalhos do teclado, como por exemplo o comando de colar algo sem formatação (shift+ctrl ou cmd+v), que agora passou a funcionar em mais partes dos sites, como áreas de entrada e de texto.
A versão 104 do navegador chega primeiro para os usuários do Release Channel, mas deve ser lançado para todos os usuários de forma gradual.
Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Mozilla