Versão beta do Samsung Internet 19 traz grande reforço de segurança

Por: Letícia Nascimento

A versão experimental do Samsung Internet 19 já está disponível para download e promete trazer várias melhorias. Entre elas está o aprimoramento de privacidade, que oferece melhorias para o sistema Smart anti-tracking, prevenindo que os usuários tenham seus dados de navegação monitorados sem consentimento.

Sem dúvidas, o Smart anti-tracking é a principal novidade da atualização. Esse recurso evita que mecanismos de monitoramento acompanhem as atividades de navegação dos usuários ou coletem dados.

Outra novidade é a proteção ao usuário contra phishing durante a navegação. Para isso, o aplicativo da Samsung avisará quando uma página tentar se passar por outra. Essa detecção automática emitirá um alerta quando for necessário ter uma atenção extra e assegurar que o endereço URL acessado é verdadeiro.

Ainda em relação à segurança, a nova versão do Samsung Internet também irá permitir que o usuário consulte informações de privacidade de conexão com sites específicos com apenas um toque. Ao selecionar o ícone de cadeado posicionado ao lado da barra de endereço, será possível conferir detalhes do site como por exemplo protocolo adotado, quantidade de rastreadores bloqueados e também quantos cookies estão em ação naquele momento. Também será possível gerenciar permissões; como localização, microfone e câmera.

Além disso, a navegação anônima do aplicativo também ganhou melhorias. Agora, os testadores não precisarão escolher entre ter uma experiência personalizada cheia de complementos ou se camuflar usando o “Modo Secreto”. A atualização beta permite habilitar as ferramentas complementares mesmo na navegação oculta a partir do menu “Add-ons”.

Por ainda ser uma versão experimental, ainda não há uma data para o lançamento das atualizações. Porém, a Samsung pretende lançá-lo no quarto trimestre de 2022. Como geralmente acontece, a novidade será distribuída de maneira automática tanto para os testadores quanto para os demais usuários.

 

Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Google

Instagram agora permite compartilhamento de posts, Reels e locais via QR Code

Por: Letícia Nascimento

O Instagram começou a permitir o uso de QR Codes para compartilhamento de publicações, Reels e até mesmo localização no aplicativo.

O novo recurso traz mais facilidade ao usuário, uma vez que o QR Code exige somente um celular com câmera para funcionar. Além disso, essa é uma opção muito melhor do que enviar ou digitar links cheios de caracteres aleatórios, que são difíceis de memorizar e que não dão informações sobre o destino.

Uma outra vantagem do QR Code é que ele pode promover negócios locais. Mercearias e restaurantes, por exemplo, podem imprimir o código de uma publicação para colocar na parede. Isso pode funcionar para promoções e sorteios; ou até mesmo para trazer mais contexto a um produto ou serviço.

Imagem: Letícia Nascimento/CIDAC

Essa nova opção pode ser acessada no menu de três pontos, na parte superior direita da postagem ou do Reels. Caso você queira fazer o compartilhamento através do PC, basta acrescentar o comando /qr ao final de uma URL para gerar o código.

 

Via: Canaltech
Imagem: Alexander Shatov por Unsplash