Windows 11: Novo recurso do Gerenciador de Tarefas pode facilitar a solução de problemas

A versão 22H2 do Windows 11, a primeira grande atualização deste ano, começará a ser lançada em algumas semanas. Os usuários que se inscreveram no Windows Insider Program já estão experimentando novos recursos como a barra de tarefas atualizada com arrastar e soltar, menus de contexto mais rápidos e um novo Gerenciador de Tarefas.

Uma das principais mudanças da atualização, sem dúvidas, é o novo Gerenciador de Tarefas. Agora ele está mais moderno e usa um novo layout com todas as opções principais localizadas no lado esquerdo, semelhante a “Configurações”. Além disso, ele está recebendo o sistema Flent Design da Microsoft, o facelift do WinUI 3.0 e muito mais.

Tarefas mais comuns foram movidas para uma barra na parte superior, abrindo espaço para novas opções no Gerenciador de Tarefas. No Windows 11 Build 22588, a Microsoft está testando um novo recurso que permite gerar kernel ou despejo de memória completo por meio do Gerenciador de Tarefas. Esse arquivo de despejo é gerado automaticamente quando o Windows não pode ser executado corretamente devido ao BSOD.

Reprodução/Windowslatest

O arquivo de despejo produzido a partir deste evento é chamado de despejo de memória do sistema. É possível gerar um despejo de memória usando o Painel de Controle.

Reprodução/Windowslatest

A partir da próxima atualização de recursos, será possível gerar despejos de memória usando o Gerenciador de Tarefas. Esse recurso é particularmente útil, pois permite solucionar facilmente vários problemas, tendo em vista que o despejo de memória inclui o registro da memória do sistema no momento da falha.

Outras mudanças chegando ao Gerenciador de Tarefas

Como já mencionado, o Gerenciador de Tarefas está adotando o Design Fluente da Microsoft para parecer mais consistente com o resto do sistema operacional.

Reprodução/Windowslatest

Devido às mudanças, o Gerenciador de Tarefas agora é muito mais amigável à tela sensível ao toque, o que não é uma grande surpresa, pois o Windows 11 continua a oferecer controles de usuário amigáveis ​​ao toque.

Além da reformulação tradicional do Fluent Design, a Microsoft também está adicionando ‘Mica’, um material de design virtual que combina o plano de fundo do aplicativo com a área de trabalho. Claro, há suporte para o Modo Escuro, que fica ótimo com o Mica e o fundo brilhante da área de trabalho.

Um dos novos recursos é o ‘Modo de eficiência’, que permite limitar os recursos do sistema (CPU) para programas ou processos específicos. Essa funcionalidade é particularmente útil para a eficiência da bateria, pois você pode limitar manualmente o uso da CPU de processos selecionados enquanto prioriza os processos desejados.

 

Via: Windowslatest
Imagem: Raphael Silva por Pixabay 

Instagram anuncia regras mais rígidas para menores de 16 anos

Por: Letícia Nascimento

No final da semana passada, o Instagram atualizou os recursos destinados a menores de 16 anos para aplicar medidas mais restritivas no uso do aplicativo. As novas regras devem afetar tanto os novos cadastros quanto os adolescentes que já possuem uma conta na plataforma.

A novidade pode ser considerada praticamente uma atualização da ferramenta Controle de Conteúdo Sensível, que foi lançada em 2021 para dar mais controle sobre postagens e vídeos visualizados. A partir desse recurso, o Instagram começou a permitir que o usuário controle o que pode ser exibido na pesquisa, na guia momentos, na página de hashtags, quais contas podem ser seguidas e recomendações do feed.

Até então, era possível definir regras em três níveis: mais, menos ou padrão. Essas regras eram aplicadas apenas aos temas que são considerados como conteúdos sensíveis. Os novos usuários com menos de 16 anos poderiam escolher a categoria “menos” ou “padrão”, mas agora só a opção “menos” será liberada em seus perfis.

Os adolescentes que já possuem conta no Instagram receberão uma notificação recomendando que o usuário mude o controle para “menos”. Vale lembrar que, por ser uma recomendação, eles não serão obrigados a adotar a nova medida.

Reprodução/Instagram

Verificação de configurações

Uma outra medida que será implementada é a “verificação de configurações”, que será voltada para as configurações de segurança e privacidade. Todos os adolescentes com menos de 18 anos serão convidados a fazer os ajustes considerados adequados para sua idade pelo algoritmo do Instagram.

Devem ser afetadas ferramentas como compartilhamento de conteúdo, envio de DMs (mensagens diretas), acesso a fotos e vídeos; além do tempo gasto na rede social. O aviso deve fazer uma espécie de check-up da maneira como a conta do adolescente está configurada para sugerir a melhor maneira.

 

Via: Tecmundo
Imagem: Unsplash