One UI 4.1.1: Versão aprimorada do Android 12 chegará a alguns celulares antigos da Samsung

A One UI 4.1.1, uma versão aprimorada do Android 12 para telas grandes, chegará para modelos mais antigos de celulares da Samsung. O software foi lançado recentemente para as linhas Galaxy Z Fold e Z Flip 4, mas ainda não havia sido divulgado se outros aparelhos também receberiam.

A Samsung agora confirmou que a One UI 4.1.1 será distribuída para o Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 a partir desta segunda-feira (5), com previsão de expansão para mais aparelhos durante as próximas semanas. De acordo com a empresa, o foco é permitir que o maior número de proprietários de dispositivos da empresa possa receber essas atualizações.

Esse sistema operacional será distribuído ao mesmo tempo para todos os países, começando pela Coreia do Sul e Estados Unidos. A variação dele para relógios inteligentes, a One UI Watch 4.5, também chegará nesta leva e será compatível com o Galaxy Watch 4, Galaxy Watch 4 Classic, Galaxy Watch 3 e Galaxy Watch Active 2.

Há a possibilidade de que o sistema chegue a mais dispositivos, mas a Samsung ainda não se pronunciou sobre os modelos que serão contemplados. Vale ressaltar que a linha Galaxy S não deve ser um desses modelos, tendo em vista que a atualização foi pensada para telas grandes.

Novidades trazidas pela One UI 4.1.1

A atualização traz novos recursos de produtividade e câmera, projetados para tornar os dispositivos mais intuitivos. Deve ser aprimorada, inclusive, a funcionalidade multitarefa com uma expansão no uso das câmeras para fotos e vídeos melhorados.

A linha Galaxy Z Fold ganhará uma nova barra de tarefas, para assim facilitar a alternância entre aplicativos de maneira mais rápida e com um visual parecido com a interface de PCs. O usuário poderá usar o já conhecido comando de arrastar e soltar direto na barra, o que dividirá a tela ou oferecerá um modo “pop-up” de exibição.

Além disso, será possível também abrir várias janelas para alinhá-las da forma como preferir. Como estes dispositivos possuem telas maiores do que os celulares comuns, essa opção pode ser uma boa vantagem para quem trabalha ou joga no celular.

Novos gestos também foram adicionados, além da capacidade de adicionar grupos de aplicativos à barra de tarefas. Na parte da câmera, houve um aprimoramento para o uso das câmeras frontais e traseiras de modo simultâneo, sem que haja perda de qualidade da imagem.

É provável que a One UI 4.1.1 seja a última atualização importante da Samsung antes da chegada oficial da One UI 5.0 (Android 13), que está prevista para chegar até o final de setembro.

 

Via: Canaltech
Imagem: Unsplash

Feixes de laser poderão transmitir energia pelo ar e carregar dispositivos

Carregar nossos dispositivos através do ar está cada vez mais próximo de ser realidade graças a uma nova tecnologia desenvolvida por cientistas sul-coreanos, que envolve transmitir energia por feixes de laser.

Os pesquisadores da Universidade de Sejong conseguiram enviar 400 mW de energia luminosa a distâncias de até 30 metros. Isso é suficiente apenas para acionar pequenos sensores, mas, com o tempo, o equipamento disparador de feixes de laser poderá ser desenvolvido a ponto de conseguir carregar smartphones.

O nome desta técnica é ‘carregamento a laser distribuído’, e os pesquisadores asseguram que ela tem um alcance maior e é mais segura que as desenvolvidas em experimentos similares.

“Enquanto outras abordagens técnicas exigem que o dispositivo receptor (como um smartphone) esteja atrelado a uma base de carregamento, o carregamento a laser distribuído permite o auto-alinhamento, desde que o transmissor e o receptor estejam na linha de visão um do outro”, afirma Jinyong Ha, engenheiro elétrico envolvido no projeto.

O experimento

Para fazer o experimento, os cientistas instalaram um transmissor especialmente tratado com um metal chamado ébrio a 30 metros de distância de um receptor contendo uma célula fotovoltaica, que converte a energia luminosa do laser em eletricidade.

O receptor tem apenas 10 mm por 10 mm de área, o que o torna pequeno o suficiente para caber em sensores compactos. Dispositivos menores, como sensores de temperatura ou movimento, já podem ser recarregados usando este método, segundo os pesquisadores.

A equipe responsável pelo projeto acredita que um dia poderemos entrar em um estabelecimento qualquer e carregar nossos celulares ou computadores sem sequer conectá-los à tomada. Além disso, a transmissão de energia por feixes de laser poderá desempenhar um papel importante nos processos produtivos.

“O sistema de carregamento a laser poderá substituir os cabos de alimentação nas fábricas, assim economizando nos custos de manutenção e substituição”, diz Jyniong Ha. “Isso pode ser especialmente útil em ambientes onde as conexões elétricas podem causar interferência ou representar risco de incêndio.”

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Artem Bryzgalov por Unsplash