Novo USB é anunciado e terá o dobro da velocidade para enviar dados

O consórcio que administra a tecnologia USB anunciou as especificações do novo padrão USB4 2.0. Essa nova tecnologia irá dobrar a velocidade do limite de transmissão de 40 GB/s da especificação USB4 atual, atingindo a velocidade de até 80 GB/s usando os cabos USB-C. A informação foi divulgada na semana passada, mas os detalhes serão anunciados em um evento para desenvolvedores em novembro deste ano.

No entanto, o USB Promoter Group adiantou que a mudança do USB4 2.0 será sobretudo física, com o uso de cabos ativos USB Type-C aliados aos atuais cabos passivos USB-C de 40 GB/s, para assim alcançar a velocidade de transferência de 80 GB/s.

Além disso, o novo protocolo ainda permitirá que os atuais cabos USB 3.2 superem o limite de 20 GB/s quando usados em conjunto com outros padrões, como por exemplo o DisplayPort. Há, ainda, a expectativa de melhorias no USB Power Delivery, o que pode significar recargas mais rápidas usando o cabo USB.

De acordo com o presidente do USB Promoter Group, Brad Saunders, essa evolução no USB irá beneficiar principalmente produtos que conectam diversos dispositivos usando uma única entrada, como múltiplos displays, dispositivos de armazenamento e hubs USB. O consórcio que administra o padrão é formado por diversas gigantes da tecnologia, como Apple, HP, Intel e Microsoft.

O padrão USB4 foi anunciado em 2019 com a promessa de alcançar velocidades de até 40 GB/s, porém até hoje ele ainda é pouco utilizado. Uma das novidades do padrão foi a compatibilidade com o cabo Thunderbolt da Intel. Em parte, isso é explicado pela recente decisão da União Europeia de obrigar todos os smartphones vendidos no bloco a terem entrada USB-C. O mesmo debate foi aberto nos EUA, o que deve afetar sobretudo os iPhones da Apple, que utilizam o cabo Lightning.

 

Via: TechTudo
Imagem: Pixabay

Google anuncia data limite para fazer download de histórico do Hangouts

Por: Letícia Nascimento

O histórico de conversas do Hangouts só ficará disponível para download até o dia 1º de janeiro de 2023.  Os usuários do aplicativo devem fazer backups de conversas importantes pelo Google Takeout antes que elas sejam definitivamente apagadas.

O fim do Hangouts já está confirmado há meses. O aplicativo já caminha para o fim definitivo desde junho, quando parou de funcionar no Android e no iOS. No momento, a única forma de acessar a plataforma é através do site oficial hangouts.google.com, que também será desativado a partir do dia 1° de novembro deste ano.

Google Chat assume o lugar

O aplicativo Google Chat irá assumir o posto do Hangouts dentro do Google. A plataforma de mensagens funciona de uma maneira bem parecida, incluindo a integração com outros serviços da empresa, como o Gmail. De acordo com o Google, o aplicativo oferece “maior integração com outros produtos do google Workspace e recursos modernos, como um seletor de GIFs e o Spaces”.

Essa migração é semelhante à que tem acontecido com o Google Duo e Google Meet, pois nela o Google também mantém o compromisso de fazer uma migração suave de usuários. Porém, nem todos os chats serão transferidos de um serviço para o outro, por isso é importante baixá-los.

 

Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Google

Chrome 105 chega com melhorias para Picture-in-Picture e web apps

Por: Letícia Nascimento

A versão 105 do Google Chrome foi lançada recentemente e traz diversas melhorias, como aprimoramento do modo Picture-in-Picture no Android e web apps ainda mais versáteis no PC. Além disso, ela também traz um pacote de segurança que corrige uma brecha encontrada em uma das bibliotecas do programa.

De todas as melhorias que a nova versão oferece, a principal delas é a introdução da API para Picture-in-Picture no aplicativo para Android. Embora no aplicativo já fosse suportado o modo PiP para a reprodução de vídeos, essa ferramenta não ficava à disposição para desenvolvedores de fora do Google. Para o usuário final, isso ainda não faz muita diferença; mas a disponibilidade dessa API para desenvolvedores pode tornar a ferramenta mais versátil no navegador em breve.

As barras de título dos web apps do Chrome agora podem contar com mais botões, além dos controles de janela. O programa irá permitir que sejam incluídas ferramentas diretamente na seção, como barras de pesquisa, ícones, informações de status, entre outros; tornando a interface mais intuitiva e parecida com um aplicativo tradicional.

Além disso, poucos dias após o lançamento da nova versão, o Google complementou as novidades com um pacote de segurança. Essa atualização corrige uma falha perigosa incluída em uma das bibliotecas que compõem o navegador.

O Chrome 105 será distribuído automaticamente pelo Google para todos os usuários. No celular, a atualização é feita através das lojas de aplicativos Play Store e App store; já no PC, essa atualização deve ser feita na seção Ajuda > Sobre o Chrome.

 

Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Google