Wi-Fi 7 atinge 5 Gbps em testes, velocidade 5x mais alta que conexões atuais

Através de uma demonstração realizada recentemente, Intel e Broadcom conseguiram provar a real capacidade do Wi-Fi 7, a próxima geração do protocolo de conectividade sem fio. A velocidade atingida chegou a 5Gbps, um recorde até o momento.

Para se ter uma noção, este desempenho é 2,5 vezes maior que o Wi-Fi 6E, que é o padrão mais avançado existente no momento. Além disso, ele ainda é 5 vezes mais rápido que o Wi-Fi 6; porém nenhuma das tecnologias se consolidou completamente até o momento, com o Wi-Fi 5 ainda sendo muito utilizado.

As marcas defenderam, ainda, que há um potencial para velocidades mais altas no Wi-Fi 7; mas que o nível de desenvolvimento do padrão já é considerado avançado.

Melhorias em jogos, streamings e mais

Os usos para uma internet tão rápida são diversos. Dispositivos de realidade aumentada e virtual (AR/VR) poderão atuar com latência bem mais baixa para “jogos super responsivos e confiáveis”, segundo afirmação da Intel.

As capacidades de streaming de vídeo e jogos também receberão melhorias, como reprodução de conteúdo em resolução de até 16K sem travamentos. Naturalmente, o uso corporativo da internet mais rápida também será possível, com bases de dados ainda maiores e rápida transferência de arquivos pesados.

A Intel apontou que a plataforma será o padrão para pelo menos 10 anos de experiências sem fio. Para alcançar esta capacidade, são utilizados canais mais amplos de 320 MHz no espectro de 6 GHz não-licenciado, assim como a modulação de dados QAM 4K de ordem superior, e conexões simultâneas em várias bandas com operação multilink.

A estimativa é que o Wi-Fi 7 seja certificado oficialmente em meados de 2023, para que produtos compatíveis sejam vendidos ao longo do segundo semestre do mesmo ano. Porém, o funcionamento pleno da tecnologia ainda poderá levar mais tempo, assim como acontece com o Wi-Fi 6E.

De qualquer forma, não será necessário reestruturar toda a rede de internet em um primeiro momento. Afinal, os produtos com Wi-Fi 7 serão retrocompatíveis com tecnologias mais antigas, como o Wi-Fi 6E, Wi-Fi 6 e anteriores.

 

Via: Canaltech
Imagem: Frederik Lipfert por Unsplash

Windows 11: Update 22H2 chega neste mês com várias novidades

Por: Letícia Nascimento

A atualização Windows 11 22H2 (Sun Valley 2) será lançada pela Microsoft na próxima terça-feira (20). O update promete trazer melhorias e novos recursos ao sistema operacional.

As novidades começam no Menu Iniciar, que agora terá um recurso que permitirá fixar mais aplicativos ou atividades na seção de recomendações. No futuro, a guia também poderá abrir arquivos do Office Web; porém será necessário que o dispositivo não venha com aplicativos de área de trabalho completos.

O Gerenciador de Tarefas ganhará um novo design baseado em Fluent UI e WinUI, o que torna o aplicativo mais acessível em dispositivos touchscreen. A nova versão usará uma nova barra lateral ou menu hambúrguer para exibir processos e opções de desempenho. A barra superior passará a exibir a marca e o nome do dispositivo, modelo CPU ou RAM em uso.

Quanto à barra de tarefas, a ferramenta de arrastar e soltar estará de volta. O recurso permitirá tanto arrastar arquivos para aplicativos fixados na barra quanto levar aplicativos para criar atalhos.

Além disso, um novo recurso mantém a integridade da memória e impede que códigos maliciosos sejam inseridos em processos de alta segurança. A função pode ser habilitada em Segurança do Windows, acessando Segurança do dispositivo > Isolamento de núcleo.

Já o Explorador de arquivos agora terá um suporte para guias na nova versão do Windows 11, possibilitando gerenciar pastas/diretórios com facilidade, com uma experiência semelhante às guias no Microsoft Edge.

Atualização para a versão 22H2 (Sun Valley 2)

Os usuários do programa Windows Insider poderão acessar o Canal Beta para baixar a última atualização do sistema operacional e instalá-la.

 

Via: TecMundo
Imagem: Pabitra Kaity por Pixabay