CIDAC abre inscrições para curso de tecnologia gratuito destinado a jovens e adultos

Por: Letícia Nascimento

O CIDAC passa a compor um Centro de Empoderamento Digital (CED) e irá oferecer diversos cursos gratuitos de tecnologia, com certificado Microsoft. O primeiro curso ofertado é o Ferramentas Digitais para o Mercado de Trabalho, destinado a jovens e adultos de 18 a 29 anos, que estará com inscrições abertas a partir de segunda-feira (26) até dia 30 de setembro.

Os cursos serão disponibilizados em parceria com a Recode, uma ONG que trabalha em parcerias com instituições, empresas, comunidades, escolas e bibliotecas em todos os estados brasileiros; além de outros 11 países, alcançando mais de 1,8 milhão de pessoas. O objetivo dela é oferecer a jovens e adultos em situação social vulnerável a oportunidade de expandir conhecimentos e agregar valor profissional, abrindo os horizontes da evolução tecnológica.

O curso tem o propósito de oferecer aos alunos o conhecimento de ferramentas básicas para criação e edição de textos, além de planilhas eletrônicas e apresentações. Com três meses de duração e carga horária de 56h, o curso terá 4 módulos: Desvendando Windows, Word na prática, Power Point para apresentações e Excel na real.

A coordenadora do curso CIDAC/Recode, Ana Paula Mathias, explica a importância do curso.

“Ele é muito importante para a qualificação profissional, não só porque ele guia as pessoas no uso das ferramentas tecnológicas, mas também porque abre os horizontes da tecnologia e mostra que, através dela, podemos mudar qualquer situação”, diz.

As inscrições podem ser feitas através do site inscricoes.campos.rj.gov.br. As aulas começam a partir do dia 3 de outubro no CIDAC, de forma presencial.

Aplicativo Fotos do Windows 11 deve ganhar atualização importante

O aplicativo Fotos, do Windows 11, deve passar por uma atualização importante de visual. O programa havia sido reformulado em 2020 pela Microsoft para a chegada no novo Windows, mas agora deve receber ainda mais recursos.

O update muda completamente o modo de visualização da galeria do aplicativo. As pastas e menus ficam posicionados no canto superior esquerdo, com um layout semelhante ao de Explorador de Arquivos. No quesito visual, o programa traz elementos de design já existentes do Windows 11, como por exemplo a barra lateral, os cantos arredondados e os efeitos de transparência. A integração com o Onedrive mostra uma barra na parte inferior, que exibe quanto espaço ainda está disponível e o progresso da transferência de arquivos. O ícone de nuvem também aparece para diferenciar as fotos salvas no serviço das que são gravadas apenas no dispositivo.

Reprodução/Microsoft/Canaltech

Lembranças

Entre as novidades estão as recordações, um recurso bem popular do Google Fotos, que também irão aparecer no novo estilo do Fotos. Uma inteligência artificial deve reunir fotografias com as mesmas características para exibi-las como Stories, relembrando viagens, festas ou momentos divertidos.

Reprodução/Microsoft/Canaltech

Para fazer com a que a experiência seja mais moderna, o aplicativo de fotos terá novos modelos de visualização com múltiplas janelas. Agora, o usuário poderá importar e gerenciar fotos de celulares através do software, sem a necessidade de abrir a galeria do aparelho. Isso é possível graças ao sistema de integração.

Porém, mesmo com essas novidades, há um recurso que talvez faça falta: a remoção do editor de fotos e vídeos embutido. Essa ferramenta era usada por quem precisava fazer cortes ou ajustes simples, sem depender de editores mais elaborados. Com a chegada do Clipchamp (editor e criador de vídeos) ao Windows 11, o aplicativo Fotos excluiu esse recurso para dar ênfase ao novo.

Quando o novo Fotos ficará disponível

O novo aplicativo está disponível somente para alguns testadores do Windows Insider, portanto ainda não está claro se essa é a versão oficial ou se mais mudanças serão feitas.

Mesmo sem informações de detalhes, é possível acreditar que ele será distribuído como uma atualização separada no futuro, inserido como um complemento.

 

Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Microsoft