Windows 11 agora te impede de salvar senhas no Bloco de Notas

A nova atualização do Windows 11, 22H2, lançou um novo recurso de segurança, intitulado como Enhanced Phishing Protection (Proteção Aprimorada contra Phishing). Ele é direcionado a quem precisa guardar as senhas de acesso a serviços digitais em algum lugar, mas que faz isso em um ambiente potencialmente inseguro.

Segundo o site Bleeping Computer, o Windows 11 agora impede que o usuário salve senhas e login em documentos do Bloco de Notas ou do Word, por exemplo. Isso porque a nova ferramenta tenta impedir que o usuário coloque suas credenciais em locais suspeitos.

O novo recurso funciona da seguinte forma: A ferramenta envia ao usuário um alerta sobre sites que podem ser cópias de páginas originais e já foram identificados como tal, ou arquivos sem criptografia ou proteção, como um simples documento de texto.

Reprodução/Bleeping Computer

Além disso, a nova função consegue detectar se o usuário está colando uma senha para guardar em um arquivo de texto e notifica, através de um aviso pop-up na tela, que isso é perigoso. O recurso também avisa se o site é considerado inseguro ou até mesmo se a pessoa repetiu várias vezes a mesma senha em outros serviços, algo que não é considerado adequado para manter uma boa segurança digital.

Até o momento, a ferramenta não é ativada por padrão e funciona apenas com a senha de acesso do próprio Windows, códigos de acesso armazenados localmente ou utilizados em serviços da Azure. Para fazer a ativação, é necessário acessar as configurações do sistema e, na aba de senhas e segurança, ativar o recurso via SmartScreen.

 

Via: TecMundo/Bleeping Computer
Imagem: Divulgação/Microsoft

Android 13 deve tornar atualizações contínuas obrigatórias

O Android 13 vai tornar obrigatórias as atualizações contínuas para os smartphones. Esse tipo de update é instalado em segundo plano e aplica os recursos após a reinicialização do dispositivo.

Em versões anteriores do sistema operacional, alguns fabricantes de celulares se mostraram contrários e não permitiam esse tipo de atualização. Porém, com a obrigatoriedade, agora eles não terão escolha. A mudança obrigatória está no Documento de Definição de Compatibilidade do Android para a versão 13 do software, em que o Google diz que “as implementações de dispositivos DEVEM oferecer suporte a atualizações do sistema A/B”.

O Google informou, ainda, que as atualizações contínuas são um requisito apenas para dispositivos lançados já com o Android 13. Isso significa que os telefones mais antigos, que foram lançados com versões anteriores do Android, são a exceção.

Há evidências de que a empresa já havia tentado implementar a obrigatoriedade no Android 11, mas o plano não teria dado certo. Porém, as mudanças no Android 13 devem fazer com que esse recurso seja definitivamente implementado.

 

Via: TecMundo/9to5google
Imagem: Denny Müller/Unsplash