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Windows 11 agora te impede de salvar senhas no Bloco de Notas

A nova atualização do Windows 11, 22H2, lançou um novo recurso de segurança, intitulado como Enhanced Phishing Protection (Proteção Aprimorada contra Phishing). Ele é direcionado a quem precisa guardar as senhas de acesso a serviços digitais em algum lugar, mas que faz isso em um ambiente potencialmente inseguro.

Segundo o site Bleeping Computer, o Windows 11 agora impede que o usuário salve senhas e login em documentos do Bloco de Notas ou do Word, por exemplo. Isso porque a nova ferramenta tenta impedir que o usuário coloque suas credenciais em locais suspeitos.

O novo recurso funciona da seguinte forma: A ferramenta envia ao usuário um alerta sobre sites que podem ser cópias de páginas originais e já foram identificados como tal, ou arquivos sem criptografia ou proteção, como um simples documento de texto.

Reprodução/Bleeping Computer

Além disso, a nova função consegue detectar se o usuário está colando uma senha para guardar em um arquivo de texto e notifica, através de um aviso pop-up na tela, que isso é perigoso. O recurso também avisa se o site é considerado inseguro ou até mesmo se a pessoa repetiu várias vezes a mesma senha em outros serviços, algo que não é considerado adequado para manter uma boa segurança digital.

Até o momento, a ferramenta não é ativada por padrão e funciona apenas com a senha de acesso do próprio Windows, códigos de acesso armazenados localmente ou utilizados em serviços da Azure. Para fazer a ativação, é necessário acessar as configurações do sistema e, na aba de senhas e segurança, ativar o recurso via SmartScreen.

 

Via: TecMundo/Bleeping Computer
Imagem: Divulgação/Microsoft

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