Chrome 106 é lançado e traz pequenas melhorias

Um pouco menos de um mês depois do lançamento do Chrome 105, o Chrome 106 começou a ser distribuído para todos os usuários nesta quarta-feira (28). A nova atualização traz pequenas melhorias em usabilidade.

Mudanças no Google Tradutor

Uma das melhorias é a nova integração com o Google Tradutor para adaptações parciais de uma página. A tradução de páginas da internet é uma capacidade já antiga do Chrome, que consiste em oferecer ao usuário a opção de adaptar a linguagem de um site com idioma desconhecido para uma língua conhecida. Porém, nesse processo, toda a página acaba sendo afetada pela tradução; e é justamente isso que muda no Chrome 106: agora haverá uma nova opção de “tradução parcial”.

Para habilitar esta nova ferramenta, o usuário deve entrar em chrome://flags/#desktop-partial-translate, ativar o recurso e reiniciar o navegador. Se tudo estiver certo, a funcionalidade já estará disponível a partir do menu de contexto.

Tags para Omnibox

Na barra de endereços, agora é possível adicionar atalhos como @history, @bookmarks ou @tabs para consultar informações específicas da própria navegação. Essas novas tags possibilitam mais uma forma de navegar em itens que são frequentemente acessados, mas sem precisar do mouse.

Essa novidade é uma ramificação do conhecido Chrome Actions, que é basicamente um conjunto de ferramentas introduzido em 2021 que tornava a Omnibox mais útil para acessar em seções do aplicativo. Esse recurso também está disponível em versão experimental e pode ser acessado em chrome://flags/#omnibox-site-search-starter-pack.

Leitor de RSS

Uma outra novidade é o desenvolvimento do leitor de RSS nativo do Chrome. Na versão 106 do navegador, a função chrome://flags/#following-feed-sidepanel, em teoria, evolui o painel lateral dedicado à leitura de conteúdo de sites favoritos, mas ainda precisa ser aprimorada.

O leitor de RSS do Google é construído para facilitar o consumo de conteúdo da internet, eliminando distrações e unindo tudo em uma interface mais uniforme. Ele provavelmente pode ser considerado uma alternativa para quem gostava do Google Reader.

Pop-ups padronizados

Embora não sejam tão comumente usados atualmente, os pop-ups de páginas da web ainda servem como uma alternativa para chamar atenção. No Chrome 106, o Google parece ter se esforçado na construção de uma API dedicada a esse elemento.

A função busca, basicamente, padronizar os pop-ups tanto em disposição quanto em interação com o navegador. Caso seja adotada, a API fará com que o pop-up seja exibido no centro da tela em primeiro plano e já pré-selecionado para interação via teclado, tornando a navegação mais simples.

Exibição com base na localização

Uma nova API incluída no Chrome 106 também tornará a exibição de datas, hora e outros detalhes mais adequada para cada região. Deste modo, os desenvolvedores não precisam se preocupar em desenvolver uma alternativa para cada idioma, deixando o trabalho todo para o programa.

Distribuição gradual da atualização

A atualização Chrome 106 é distribuída de forma automática para todos os usuários do navegador. Porém, pode levar alguns dias para que a atualização alcance todos os usuários, então não se preocupe se o update não chegou ao seu PC ainda.

 

Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Google

Instagram libera Stories de 60 segundos para todos os usuários

Os Stories de 60 segundos finalmente voltaram a ser liberados para todos os usuários do Instagram. O recurso começou a ser testado no final de 2021 e chegou a ser liberado para os usuários em agosto deste ano, mas foi suspenso logo em seguida. Agora, todos os usuários da plataforma poderão novamente publicar Stories mais longos e sem cortes.

“Estamos sempre trabalhando em maneiras de melhorar a experiência dos Stories. Agora, você poderá reproduzir e criar histórias continuamente por até 60 segundos, em vez de ser cortado automaticamente em clipes de 15 segundos”, disse um porta-voz da Meta ao site TechCrunch.

A novidade pode ser um bom recurso tanto para quem produz conteúdos quanto para quem assiste, tendo em vista que o produtor de conteúdo não terá mais seu vídeo cortado em pequenos clipes e também que o espectador não precisará mais ficar pulando vários vídeos quando o assunto não interessar. Por outro lado, a nova ferramenta pode não soar tão agradável a quem prefere os stories curtos.

Segundo o site Canaltech, o investimento em vídeos é uma das prioridades do Instagram para este ano. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, teria deixado subentendido que a plataforma vai consolidar os produtos de vídeo ao redor dos Reels, além de aumentar o recurso de vídeos curtos, deixando tênue a linha entre as duas funções.

 

Via: TecMundo 
Imagem: Pixabay

Meta cria recurso para facilitar alternância entre contas do Instagram e do Facebook

A Meta, empresa dona do Instagram e do Facebook, criou um novo recurso que permite que os usuários alternem mais facilmente entre os perfis das duas redes sociais.

Essa ferramenta utiliza a integração já existente da Central de Contas da Meta, que é onde ficarão todos os perfis logados. Com isso, os usuários poderão alternar entre os aplicativos através do menu de perfis.

Reprodução/Meta/Canaltech

Além de unificar as contas em um uma espécie de centro de controle, a Meta também tem o objetivo de simplificar o modo de criação de conta e o gerenciamento dos perfis. Desse modo, os usuários poderão criar novas contas por meio de um login já existente no Facebook ou no Instagram, não precisando preencher novamente todos os dados para começar a criação de uma conta do zero.

Reprodução/Meta/Canaltech

Sem dúvidas, o novo recurso traz facilidade para quem precisa lidar com várias contas, sejam de uso pessoal ou comercial, e que necessitam de monitoramento constante. A alternância rápida deve poupar tempo e tornar mais ágil a realização das tarefas básicas, como por exemplo repostar conteúdo ou responder a mensagens diretas.

Segundo o site Canaltech, será possível definir quais perfis irão aparecer na interface de alternância e configurar uma autenticação de dois fatores para proteger a conta. Inclusive, a autenticação de dois fatores é importante para impedir que pessoas não autorizadas entrem nos perfis com esse novo sistema integrado.

Os recursos ainda estão em fase de testes e contam com a participação de poucos usuários do Instagram e do Facebook. O objetivo é expandir esse sistema de login integrado para mais usuários de modo gradual nos próximos meses.

 

Via: Canaltech
Imagem: Dima Solomin/Unsplash