logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias Recentes

Windows 11 começa a oferecer suporte para widgets de terceiros

A Microsoft passou a oferecer suporte ao desenvolvimento de widgets de terceiros e novas funções nas chamadas de vídeo do Teams em uma versão beta do Windows 11, disponível para participantes do programa Windows Insider. Agora, empresas e usuários poderão criar seus widgets e adicioná-los ao painel específico do sistema operacional.

Esses widgets de terceiros só podem ser testados localmente na versão mais recente do Insider Preview, o que significa que é impossível colocá-los na Microsoft Store ou instalá-lo através da internet. Porém, vale ressaltar que um desenvolvedor poderá disponibilizar seu software em um site e deixar que testadores baixem para experimentar (desde que eles também tenham a versão mais recente do Windows).

Os widgets só podem ser criados para aplicativos Win32, que são os tradicionais que o usuário precisa instalar. O suporte para Progressive Web App (PWA), os que são criados a partir de sites da web, deve chegar em breve, juntamente ao Microsoft Edge 108.

Reprodução/Microsoft/Canaltech

O atual painel de widgets do Windows 11 só possui soluções da própria Microsoft, como por exemplo a integração com o Bing, o Calendário do Outlook, o Clima e Tarefas Pendentes. Agora, com um espaço aberto para empresas externas, é possível que cheguem utilitários do Spotify, Netflix e muitos outros serviços.

Por enquanto, os recursos estão presentes na Preview Build 25217, disponível exclusivamente para testadores beta inscritos no programa Windows Insider. Ainda não há prazo de quando chegarão para todos os usuários do Windows 11.

Outras novidades

A atualização também incluiu, somente para os testadores, uma nova experiência de videochamada para o bate-papo do Microsoft Teams no Windows 11. Ao abrir uma conversa na barra de tarefas, o usuário verá uma prévia da sua própria transmissão de vídeo, permitindo adicionar um fundo de tela ou aplicar um filtro antes de iniciar a chamada.

Reprodução/Microsoft/Canaltech

Os desenvolvedores pretendem ampliar essa experiência para mais pessoas nos próximos meses, com expansão gradual para “pequenos grupos de usuários”. Não se sabe quando isso pode chegar ao Teams para Windows 10 ou na versão web, mas há uma grande expectativa.

A Microsoft Store também sofreu pequenas alterações de design, deixando mais claro quando um jogo está incluído como parte do Game Pass. Essa medida deve evitar que as pessoas comprem acidentalmente um jogo cujo acesso gratuito está liberado.

Por fim, o Insider Preview Build 25217 também tem outras atualizações de recursos, como sugestões de nuvem aprimoradas e pesquisas integradas para chinês simplificado. Deve levar mais alguns meses até o lançamento oficial da versão pública do Windows 11, portanto quem quiser ter um acesso antecipado deve se inscrever no programa Windows Insider para baixar as compilações de testes mais recentes.

Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Microsoft

Compartilhe:

Manual do Servidor