Nova ferramenta do Windows promete proteger computador de ataque comum

Com o objetivo de defender o Windows 11, no final de setembro a Microsoft lançou uma nova ferramenta para impedir ataques de força bruta. Esse mecanismo já está funcionando e agora a empresa irá expandi-lo para outras versões do sistema operacional. A ferramenta já está disponível em atualizações do Windows desde essa terça-feira (11).

Com o novo recurso, os administradores de TI podem configurar os sistemas para que eles bloqueiem ataques de força bruta de forma automática. “Em um esforço para evitar mais ataques/tentativas de força bruta, estamos implementando bloqueios de contas para contas de administrador”, explicou a Microsoft.

Esse mecanismo de defesa chegou no final de setembro, com o Insider Preview Build 25206, tornando padrão o limitador de taxa de autenticação SMB. Algumas outras configurações também foram aprimoradas para diminuir a eficácia desses ataques.

“Isso significa que se um invasor enviou anteriormente 300 tentativas de força bruta por segundo de um cliente por 5 minutos (90.000 senhas), o mesmo número de tentativas agora levaria 50 horas no mínimo”, explicou o gerente de programa principal do grupo de engenharia do Microsoft Windows Server, Ned Pyle.

Em outras palavras, o que foi explicado por Pyle é que, ao ativar o recurso, existe um atraso entre cada tentativa de autenticação NTLM malsucedida, tornando o serviço do servidor SMB mais resistente aos ataques de força bruta.

Para ativar o recurso, os administradores de TI devem pesquisar Política do computador local\Configuração do computador\Configurações do Windows\Configurações de segurança\Políticas de conta\Políticas de bloqueio de conta para a política “Permitir bloqueio de conta de administrador”.

Além dessa mudança, a Microsoft também alterou a configuração de todas as senhas de administrador local, exigindo agora pelo menos três dos quatro tipos básicos de caracteres: letras minúsculas, maiúsculas, números e símbolos (caracteres especiais).

 

Via: TechRadar
Imagem: Windows/Unsplash

Edge terá novo recurso que irá facilitar trabalhos colaborativos

O Microsoft Edge irá passar a facilitar o acesso a abas usadas no dia a dia. Isso será possível com a nova ferramenta Workspaces, apresentada oficialmente nesta semana, que permitirá criar diversos “ambientes de trabalho” dentro do navegador para dar início rápido a tarefas importantes.

Esses Workspaces irão funcionar como grandes grupos de abas fixos no Edge, permitindo que usuários adicionem e removam guias como quiserem. Além disso, também será possível escolher um nome e uma cor para identificar esse agrupamento. Para acessar esse conjunto de páginas, o usuário só precisará clicar sobre o atalho criado para ele.

Segundo o site Canaltech, a Microsoft informou que todos os Workspaces poderão ser compartilhados com um único link, mas ainda não está claro como será o funcionamento disso na prática. O objetivo é permitir que colegas de trabalho enviem conjuntos completos de páginas e documentos a partir de um só endereço.

Reprodução/Microsoft/Canaltech

Auxiliando a colaboração de equipes

Além disso, os trabalhos colaborativos serão compartilhados em tempo real. Quando um usuário convidado para o Workspace acessar uma das abas, seu ícone de perfil aparecerá na guia em questão, indicando que o trabalho está em andamento.

Os Workspaces do Edge são compatíveis com as funções tradicionais do navegador, então utilizá-los não significa abrir mão dos favoritos, histórico e disposição de guias na vertical; pois continuarão disponíveis normalmente.

Diferentemente de um agrupamento de guias tradicional, os Workspaces do Edge tentarão ser mais robustos, o que acaba sendo uma vantagem para quem usa o navegador a trabalho. Embora agrupar abas não seja uma novidade, permitir que esses conjuntos sejam reabertos e compartilhados com poucos cliques é uma nova possibilidade.

Lançamento

Os testes com os Workspaces do Edge já acontecem há algum tempo e um teste público está disponível para organizações a partir desta semana, segundo a Microsoft. Essa função está na versão 106 do navegador Edge, mas só pode ser habilitada por administradores de redes empresariais.

De acordo com o Canaltech, o lançamento definitivo do recurso está previsto para acontecer em 2023.

 

Via: Canaltech
Imagem: Reprodução/Google

Microsoft Designer: Novo aplicativo cria imagens a partir de textos no Windows, Edge e Bing

Anunciado nessa quarta-feira (12), o novo aplicativo Microsoft Designer irá permitir a criação de imagens a partir de textos. O software integrado ao Microsoft 365 foi desenvolvido com tecnologias de Inteligência Artificial, como o Dall-E by OpenAI, e poderá ser acessado diretamente do Windows.

O aplicativo possibilita, basicamente, que o usuário digite uma ideia para que ela “ganhe vida”, virando um desenho. Segundo a própria Microsoft, essa imagem gerada poderá ser usada em postagens nas redes sociais, na criação de convites e também em outras peças gráficas.

O Microsoft Designer ainda não está disponível para todos os usuários e, inclusive, conta com uma lista de interessados em testá-lo antes que ele seja lançado. Ele será integrado ao PowerPoint para criar apresentações a partir das imagens que serão geradas pela IA. Porém, essa função só estará disponível para assinantes do 365 Personal e Family.

A Microsoft comunicou que a prévia do aplicativo estará disponível gratuitamente em uma versão para a Web. Além disso, a empresa confirmou também que pretende integrar o Microsoft Designer ao navegador Edge, trazendo sugestões de design, mas não deu muitos detalhes.

Imagens serão criadas pelo Bing

Essa tecnologia de criação de imagens da Microsoft a partir de Inteligência Artificial será integrada ao buscador Bing. A empresa anunciou nessa quarta-feira o Image Creator, uma nova ferramenta que também é baseada no Dall-E 2 para pegar uma descrição e contexto, para assim criar uma imagem. A ideia é ajudar os usuários a encontrarem algo que supostamente ainda não existe.

O lançamento dessa ferramenta irá acontecer em regiões selecionadas nesta etapa de feedbacks. Assim que estiver pronta, ela será acessível na própria guia de imagens do Bing ou na barra lateral do navegador Edge.

 

Via: TecMundo
Imagem: Reprodução/Microsoft