Firefox 106 chega trazendo melhorias de privacidade e produtividade

Quase um mês depois do lançamento da versão 105, a Mozila anuncia o lançamento do Firefox 106 nesta terça-feira (18). A nova versão traz melhorias para privacidade e mais produtividade.

A principal alteração trazida pela atualização do navegador é a nova capacidade de adicionar um novo botão de atalho à área de trabalho, para que o usuário possa entrar rapidamente no modo de navegação privada sempre que quiser. Inclusive, a Navegação Privada está recebendo um novo visual, com um novo logotipo e um tema escuro padrão; o que tem o objetivo de ajudar o usuário a saber quando está no modo de navegação privada e quando não está.

Além disso, a nova versão trouxe também dois recursos de produtividade. Um deles permite que o usuário escreva diretamente em formulários de PDF dentro do Firefox; já o outro, no macOS 10.15 e superior, o usuário poderá usar o recurso de reconhecimento de texto para auxiliar e reutilizar texto de imagens sem precisar digitá-lo novamente.

Reprodução/XDA Developers

Segundo o site XDA Developers, a Mozila detalhou também alguns recursos menores para o Firefox que atualizam elementos existentes no navegador. O Firefox View agora pode ajudar a ver até 15 guias fechadas recentemente na área de trabalho e, ao sincronizar o dispositivo móvel, o usuário verá as últimas três guias ativas abertas em outros dispositivos. Chegou também um novo tema Colorways para Firefox, inspirado em Independent Voices, desenhado por Keely Alexis.

Reprodução/XDA Developers

Para atualizar para esta nova versão no desktop, basta acessar o menu no canto superior direito do Firefox, escolher Ajuda e, em seguida, Sobre o Firefox. O navegador irá verificar se há novas atualizações e será solicitada a reinicialização do navegador.

 

Via: XDA Developers
Imagem: Reprodução/XDA Developers

WhatsApp começa a liberar oficialmente a capacidade de criar links para chamadas

No mês passado, o WhatsApp anunciou que estava testando um novo recurso de compartilhamento de links para chamadas, semelhante aos links usados nos aplicativos Zoom e Google Meet. O recurso chegou a ser desativado, mas agora ele está disponível novamente e mais usuários que instalarem uma das versões mais recentes do WhatsApp do TestFlight ou da App Store poderão criar links de chamada.

Segundo o site WABetaInfo, caso o usuário queira saber se a nova ferramenta já está disponível, basta verificar a aba de chamadas e observar se há a opção “criar link de chamada”. A pessoa poderá escolher, inclusive, se a chamada será de voz ou de vídeo; e ela será automaticamente convertida em uma chamada de grupo quando mais de duas pessoas entrarem no link.

Reprodução/WABetaInfo

Ainda de acordo com o site, o recurso está sendo liberado para mais usuários que estão instalando a versão mais recente do WhatsApp para iOS. Além disso, o novo recurso também está sendo lançado para mais usuários da versão Android e, segundo o WABetaInfo, será lançado para mais usuários nos próximos dias.

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Unsplash

YouTube volta atrás e encerra teste que tornava o 4K um recurso premium

No início deste mês, estava em teste no YouTube Premium um recurso que tornava os vídeos em 4K indisponíveis para usuários do serviço gratuito da plataforma. Agora, o YouTube voltou atrás e decidiu encerrar o experimento.

A ideia de ter que pagar para assistir aos vídeos em alta resolução não agradou muito os usuários da plataforma, e é possível que isso tenha sido o motivo para o YouTube desistir dos testes. A nova decisão foi informada através de um tweet, em que o YouTube esclareceu que a opção 4K ficará disponível para todos.

Na publicação, o perfil oficial do Team Youtube explica: “Nós encerramos esse experimento. Espectadores deverão conseguir acessar resoluções de qualidade 4K sem assinatura Premium”.

Apesar disso, vale ressaltar que o fim do teste não significa, necessariamente, que nunca mais a qualidade em 4K será restringida apenas para os assinantes do Premium.

 

Via: The Verge
Imagem: Javier Miranda/Unsplash