logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias Recentes

ABNT cria nova norma de acessibilidade para aplicativos mobile

Em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e colaboração de mais de 90 especialistas no assunto, a ABNT lançou nessa quarta-feira (26) a NBR 17060. O objetivo dessa norma técnica é trazer acessibilidade para aplicativos, tendo em vista que se estima que no Brasil existem mais de 17 milhões de pessoas com alguma deficiência.

A nova norma abrange aplicativos nativos do Android e iOS, além de aplicativos da web e sites mobile. Para deixá-los acessíveis e auxiliar no cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), a norma foi feita para ampliar a acessibilidade de pessoas sem visão; com visão limitada; sem percepção de cor; sem audição; com audição limitada; sem fala; com manipulação ou forças limitadas; alcance limitado; epilepsia fotossensível; cognição limitada.

O que a nova norma de acessibilidade prevê

A NBR 17060 é composta por 54 requisitos e recomendações, que são divididos em quatro grupos: Percepção e compreensão; controle e interação; mídia; codificação.

Esses requisitos envolvem elementos não textuais, legendas, interação por toque, distinção de sons, entre outros. Há ainda, por exemplo, regulamentação sobre descrições de botões, além do tamanho da área de toque do dispositivo.

“O cumprimento desses requisitos permite que pessoas com limitação de enxergar, ouvir, falar, se mover ou compreender possam ter uma experiência digital amigável, com segurança e autonomia, como se espera de sociedade digital em constante evolução”, comentou Mario William Esper, presidente da ABNT, segundo o Mobile Time.

 

Via: Canaltech
Imagem: Dean Moriarty/Pixabay 

Compartilhe:

Manual do Servidor