Por: Letícia Nascimento
A Bienal 2022 foi o tema da terceira e última entrevista do PODLER, podcast do CIDAC na 11ª Bienal de Campos, que encerrará nesta quarta-feira (09).
O entrevistado foi o Coordenador de Marketing da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Matheus Andrade. Matheus explicou como aconteceu a construção do tema da Bienal 2022. “A construção do tema da Bienal veio primeiro da escuta da categoria da literatura, a gente ouviu muito o segmento pra fazer as programações. A gente pensou de que forma a leitura pode impactar na vida das pessoas, e a partir daí construímos a programação”, disse.
Matheus explicou, também, a importância da Bienal 2022 para o município de Campos. “A cultura tem diferentes linguagens e é um segmento que estava adormecido no nosso município. Essa realidade agora mudou, porque agora a gente vê a valorização de escritores locais que não tiveram incentivo durante muito tempo”, contou.
O coordenador também falou sobre a importância do evento na contribuição para a cultura campista: “A Bienal está dando muito certo não só por causa da venda de muitos livros, mas também porque a gente vê as pessoas muito felizes por estarem no evento. A literatura liberta e conecta e, através da Bienal, nós conseguimos provar que o livro é capaz de mudar vidas”.
Ele aproveitou, ainda, para fazer um convite à população campista para o último dia do evento. “A gente fecha a Bienal hoje com muita felicidade, ao som de Arnaldo Antunes, que é um grande nome do poema e da música do nosso país. Venham para a Bienal!”, completou.
A programação completa da Bienal nesta quarta-feira está disponível através do site https://bienal.campos.rj.gov.br/.
Imagem: CIDAC