Windows 11 deve ganhar em breve um recurso de gravador de tela integrado

O Windows 11 receberá em breve um recurso de “Gravador de tela”. A novidade foi confirmada pela Microsoft no início deste ano, mas acabou não fazendo parte da versão final do 22H2; porém aparentemente a empresa planeja trazê-la em uma versão beta nas próximas semanas.

O gravador de tela integrado tem o objetivo de facilitar o compartilhamento de um clipe específico com os amigos ou até mesmo gravar uma solução de problemas para lembrar o passo a passo depois. Ele poderá ser acessado através da ferramenta de recorte existente para Windows 11 e foi testado pela empresa em uma postagem no Hub de Feedback da Microsoft.

Vale ressaltar que o gravador integrado possui recursos mais simples do que aplicativos de terceiros, mas ele é uma boa opção para quem só precisa capturar vídeos da área de trabalho com mais frequência, tendo em vista que ele é gratuito.

Segundo o site Windows Latest, o novo recurso está chegando a todas as versões do Windows 11 através da integração da Snipping Tool (uma ferramenta de captura). Ainda de acordo com o site, apenas usuários do canal Dev poderão experimentar o recurso inicialmente.

Para usar o gravador de tela, a Microsoft instrui que os usuários sigam as seguintes etapas:

  • Abra o menu Iniciar > Todos os aplicativos > Ferramenta de recorte.
  • Selecione o botão de gravação e mude para o modo Gravar a partir do modo Snip.
  • Clique no novo botão + Novo.
  • Selecione uma parte da tela. Para fazer isso, basta clicar e segurar e arrastar o cursor pela tela.
  • Selecione a área desejada da tela e solte o botão do mouse.
  • Redimensione a área selecionada.
  • Selecione o botão Iniciar quando estiver satisfeito com a área selecionada. Isso seria visível no menu de sobreposição.
  • Assim que a contagem regressiva terminar, a gravação da região selecionada começará automaticamente.
  • Você pode interromper a gravação e salvar a filmagem capturada clicando no botão vermelho de parada no menu de sobreposição.

Segundo a própria Microsoft, as gravações feitas aparecerão automaticamente no menu de reprodução da ferramenta de recorte e será possível assistir à gravação e salvá-la ou iniciar uma nova gravação.

 

Via: Windows Latest
Imagem: Windows/Unsplash

Google Lens substituirá câmera integrada do Google Tradutor no Android e no iOS

O Google Lens irá substituir a câmera integrada do Google Tradutor. A mudança vai acontecer antes mesmo da chegada do novo recurso AR Translate para o Lens, que foi anunciado em setembro pelo Google.

A atualização mais recente para a câmera do Tradutor foi em 2019, em que foi implementada uma função de detecção automática e suporte para mais idiomas. No ano passado, a interface do aplicativo foi modernizada no Android.

O Lens permite identificar objetos e pontos de referência, além de ser possível copiar um texto que está no mundo real. O recurso de copiar um texto real, juntamente ao filtro “Traduzir”, pode sobrepor o texto no idioma detectado com a tradução. Se o usuário baixar o pacote de idiomas com antecedência, é possível usar a ferramenta offline.

Com a novidade, quando o usuário tocar na câmera dos aplicativos do Tradutor (tanto na versão para Android quanto para iOS), vai ser aberta sua interface no Lens. No Android, o recurso é iniciado no nível do sistema ; enquanto o iOS conta com o Lens integrado.

Reprodução/Google/TecMundo

O uso do Lens através do Tradutor proporciona ao usuário acesso ao filtro “Traduzir”, sem a possibilidade de mudar para outro recurso. No topo da tela, o usuário pode mudar de idioma manualmente, além de poder também mostrar o texto original. Também é possível importar imagens já existentes no celular.

 

Via: TecMundo
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash