Subsistema do Windows para Android receberá uma atualização para o Android 13

Em breve, o Subsistema do Windows para Android vai receber uma atualização para o Android 13. O anúncio foi feito informalmente pela Microsoft em uma postagem no site de desenvolvedores GitHub.

Conhecido como WSA, ele permite que o usuário execute aplicativos e jogos do sistema operacional móvel do PC de forma nativa, sem que sejam necessários emuladores de terceiros.

Segundo o site Canaltech, inicialmente apenas os testadores do Windows Subsystem for Android Preview Program devem receber a atualização, mas os usuários comuns podem recebê-lo no futuro.

Ainda de acordo com o site, a versão 2211.40000.7.0 leva o subsistema para o Android 13 com as novas APIs para criadores de aplicativos usarem; o que permite que o usuário tenha recursos e programas mais recentes instalados, tendo em vista que as empresas costumam apresentar soluções para a versão mais recente.

Reprodução/Microsoft/Canaltech

Novidades

Uma das novas ferramentas é o comando para desligar o WSA, que é ideal para quem trabalha com scripts e outras automatizações. Houve um aprimoramento no tempo de inicialização, que agora conta com uma aceleração de 50% em geral e 10% na abertura dos aplicativos. Foram otimizados também cliques do mouse, área de transferência, redimensionamento de aplicativos e arquivos de mídia.

Apesar dessas novidades, muitos recursos do Android 13 não devem chegar ao Windows 11 por não estarem de acordo com a proposta. O reprodutor de mídia novo, por exemplo, deve ficar apenas nos celulares. Isso também acontece com o Material You e integrações com a câmera, afinal o subsistema é apenas uma espécie de emulador, e não um sistema completo.

Até o momento, não há previsão de quando a atualização chegará para todos os usuários. Porém, é provável os inscritos no programa Windows Insiders também possam testar a novidade antes que ela seja oficialmente lançada.

 

Via: Canaltech
Imagem: Divulgação/Microsoft

Novo recurso: WhatsApp começa a permitir recuperar mensagens apagadas por engano

A partir dessa segunda-feira (19), o WhatsApp começou a permitir que os usuários desfaçam a exclusão de mensagens no aplicativo. O recurso tem o objetivo principal de ajudar as pessoas que queriam apagar uma mensagem para todos, mas acabam clicando na opção “apagar para mim” por engano.

Reprodução/WhatsApp/TudoCelular

A novidade oferece aos usuários um prazo de cinco segundos para que possam reverter a ação de excluir a mensagem para si mesmo em conversas individuais e também em grupos (nesse caso, após reverter o “apagar para mim”, o usuário poderá escolher apagar a mensagem para todos).

Segundo o site TudoCelular, o WhatsApp afirmou que o novo recurso ficará disponível para todos os usuários no Android e no iOS em breve, após ter sido testado na versão beta meses atrás.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Unsplash