Por: Letícia Nascimento
Nesta quarta-feira (21), o CIDAC está apoiando a instalação de uma central de monitoramento com câmeras em Farol de São Tomé. O trabalho está sendo feito a pedido da Secretaria de Ordem Pública, juntamente ao IMTT.
O secretário de Ordem Pública, Jackson Sousa, explicou o objetivo da instalação da central de monitoramento. “Devido ao crescimento populacional no Farol durante o verão, vamos reforçar o sistema de monitoramento com o objetivo de transmitir pra veranistas, moradores e turistas uma maior sensação de segurança. As câmeras vão ajudar a manter a praia monitorada e permitir que possamos estar atentos para darmos uma pronta resposta em caso de incidentes, acidentes ou delitos”, disse.
O secretário explicou, ainda, que aliado ao monitoramento de câmeras, também será instalada uma central de rádio na praia, que irá atender as forças de segurança e secretarias da Prefeitura Municipal de Campos.
Segundo técnicos da empresa responsável pela instalação, estão sendo instaladas quatro câmeras speed dome (câmeras de alta performance que se movimentam em 360º). “Nós vamos instalar quatro câmeras speed dome e duas delas vão ter um sistema que chamamos de ‘tagarela’, com dois alto-falantes. Essas câmeras tagarelas poderão emitir mensagens de áudio, que podem ser desde a programação de verão até comunicados ao vivo do prefeito para a população”, disse um representante da empresa, Eduardo Dias.
Imagens: Start ID
Ainda de acordo com Eduardo, em paralelo a esse sistema, também serão instaladas duas câmeras na Avenida Deputado Alair Ferreira, que irão fazer leitura das placas dos veículos que entrarem em Farol. “Vamos instalar outras duas câmeras exclusivas para leitura de placas. O sistema delas é capaz de identificar todas as características da imagem, como por exemplo o tipo de veículo, cor, marca e velocidade aproximada. Além disso, o sistema também identifica o sentido do veículo, indicando se ele estava na contramão, por exemplo”, completou.
Imagem: Divulgação