Google Chrome: Navegador começará a bloquear downloads de sites HTTP considerados inseguros

O Google Chrome deve ganhar um novo recurso de segurança capaz de bloquear downloads considerados inseguros, realizados por conexões HTTP. Apesar de o HTTPS ter se tornado padrão na maioria dos sites, muitos deles ainda não migraram (alguns propositalmente usados para disseminar malwares e vírus).

Segundo o site Canaltech, essa nova ferramenta vai além das configurações de proteção de transferência disponíveis atualmente, onde o usuário pode decidir assumir a responsabilidade de baixar um arquivo considerado inseguro.

Além disso, ao clicar no link de um download em um site HTTPS, o arquivo baixado precisa vir do mesmo protocolo. Isso significa que, se houver um redirecionamento para um servidor HTTP considerado inseguro, ainda que volte à conexão HTTPS ao final, o Chrome irá bloquear a transferência.

Vale ressaltar que o navegador já marcava os sites HTTP como inseguros na barra de endereços, além de barrar a exibição de formulários vistos como inseguros e downloads que podem oferecer perigo.

Os usuários que não quiserem tanta proteção, têm a opção de marcar “Sem proteção” na guia de Privacidade e Segurança nas configurações do navegador. Porém, essa medida não é recomendada pois deixará o computador vulnerável a conteúdos perigosos.

Como ativar

Enquanto a nova ferramenta não chega definitivamente no navegador, é possível ativá-la através de um sinalizador (também conhecido como experimento) do Chrome. Em breve, o novo recurso fará parte da opção “Sempre usar conexões seguras”.

Para ativar, basta seguir os passos abaixo:

  • Abra o Chrome e digite chrome://flags;
  • Pesquise por “Block insecure downloads”;
  • Leia a descrição para confirmar o bloqueio de downloads inseguros;
  • Clique no botão Disabled e mude-o para Enabled;
  • Reinicie o navegador.

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

Versão para desktop do WhatsApp irá permitir executar ações simultâneas nos chats

O WhatsApp está trabalhando em um novo recurso que deve ajudar os usuários no gerenciamento das conversas na versão desktop do aplicativo.

Segundo o site WABetaInfo, a novidade irá permitir que os usuários selecionem várias conversas, individuais ou grupos, para que possam executar ações em conjunto e gerenciar melhor suas listas de conversas.

Reprodução/WaBetaInfo

Como é exibido na captura de tela acima, com a atualização, será possível clicar na nova opção “Selecionar conversas” e depois clicar para marcá-las como lidas ou para silenciá-las.

Por ainda estar em fase de desenvolvimento, não é possível dizer quando a novidade será lançada para os usuários.

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash