Docs ganhará novo recurso que ajuda na edição de documentos

O Docs receberá um novo recurso para exibir os caracteres “não-imprimíveis”, como por exemplo espaços, tabulações e quebras de parágrafo. O anúncio da novidade foi feito pelo Google nessa segunda-feira (9).

Os caracteres não-imprimíveis formam uma ferramenta capaz de enxergar tudo na formatação de documentos e não aparecem na impressão do arquivo, como o próprio nome sugere. Eles possuem, basicamente, a função de demarcar configurações de formatação, como quebra de seção e páginas, células de tabelas e tabulações.

Reprodução/Google

A nova opção ficará disponível no menu Exibir do Google Docs e promete facilitar a edição dos documentos, exibindo exatamente como o arquivo está sendo formatado. A ferramenta deve auxiliar os usuários que tiverem dúvidas em relação à formatação do texto; além de ser útil para solucionar questões de formatação mais confusa.

O novo recurso ficará disponível para todos os tipos de contas e deve ser implementado totalmente até o dia 7 de fevereiro.

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Divulgação/Google

Google planeja levar recursos do Android 13 para celulares mais antigos

Celulares com versões mais antigas do Android poderão receber alguns recursos da versão 13 do Sistema Operacional. Isso será possível através da ferramenta “Extension Software Developert Kit” (Extension SDK), que teve sua primeira versão pública lançada pelo Google nessa segunda-feira (9).

A novidade é voltada para desenvolvedores, para ajudá-los a entender mais facilmente quais recursos estão disponíveis para quais celulares Android. A nova funcionalidade permite levar recursos de edições mais recentes do Android para dispositivos mais antigos, trazendo por exemplo o seletor de fotos do Android 13.

Divulgação/Google

Segundo o Google, os SDKs de extensão permitem que o dispositivo mais antigo não tenha dependência de uma atualização completa do Android para ter funções mais recentes. Os aprimoramentos são disponibilizados através de “componentes modulares do sistema”. Com isso, os celulares que já não recebem mais atualização de software pelos fabricantes poderão receber algumas funcionalidades novas.

Para que os dispositivos recebam os novos recursos, o sistema modifica as APIs usadas pelos desenvolvedores, o que permite a inclusão de códigos para verificar se a versão do dispositivo é compatível com o recurso em questão. Caso seja, o recurso é liberado para o dispositivo.

 

Via: TecMundo
Imagem: Denny Müller/Unsplash