Celulares com versões mais antigas do Android poderão receber alguns recursos da versão 13 do Sistema Operacional. Isso será possível através da ferramenta “Extension Software Developert Kit” (Extension SDK), que teve sua primeira versão pública lançada pelo Google nessa segunda-feira (9).
A novidade é voltada para desenvolvedores, para ajudá-los a entender mais facilmente quais recursos estão disponíveis para quais celulares Android. A nova funcionalidade permite levar recursos de edições mais recentes do Android para dispositivos mais antigos, trazendo por exemplo o seletor de fotos do Android 13.
Divulgação/Google
Segundo o Google, os SDKs de extensão permitem que o dispositivo mais antigo não tenha dependência de uma atualização completa do Android para ter funções mais recentes. Os aprimoramentos são disponibilizados através de “componentes modulares do sistema”. Com isso, os celulares que já não recebem mais atualização de software pelos fabricantes poderão receber algumas funcionalidades novas.
Para que os dispositivos recebam os novos recursos, o sistema modifica as APIs usadas pelos desenvolvedores, o que permite a inclusão de códigos para verificar se a versão do dispositivo é compatível com o recurso em questão. Caso seja, o recurso é liberado para o dispositivo.
Via: TecMundo
Imagem: Denny Müller/Unsplash