logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias Recentes

Windows 11 ganha ferramenta que mostra detalhes sobre o que fez o computador travar

O Windows 11 ganhou uma ferramenta que ajuda o usuário a identificar qual processo foi responsável pelo travamento do computador. A atualização, que também traz correção de bugs, está disponível para membros do programa Windows Insider.

O novo recurso é exibido na aba “Detalhes” do Gerenciador de Tarefas e permite criar em tempo real um arquivo de despejo da memória kernel (também chamado de núcleo, é um componente central do sistema operativo da maioria dos computadores que serve como ponte entre aplicativos e o processamento real de dados). Isso torna possível gravar um relatório de todos os processos ativos sem que seja necessário interromper a operação do Windows 11.

Reprodução/Microsoft/TecMundo

O arquivo de despejo, até então, era gerado automaticamente depois de travamentos que resultassem na conhecida tela azul (ou verde). Com a atualização, quando perceberem que o computador está lento, os usuários avançados poderão solicitar a criação do arquivo em tempo real para identificar a falha antes que ela se torne crítica.

Para fazer isso, basta que o usuário vá até o Gerenciador de Tarefas, depois na aba Detalhes e clique com o botão direito em Sistema. Será exibida a opção “criar Arquivo de Despejo da Memória Kernel”. Embora seja um recurso que tem o objetivo de agilizar o diagnóstico do sistema, ainda é preciso ter conhecimento específico para conseguir analisar o arquivo gerado.

Inicialmente, a Microsoft irá disponibilizar a funcionalidade apenas para os usuários do Windows Insider, antes de decidir se a ferramenta será lançada para o público geral ou não.

 

Via: TecMundo
Imagem: Windows/Unsplash

Compartilhe:

Manual do Servidor