PodTech: Novo podcast do CIDAC estreia com o tema Mulheres na Tecnologia

Por: Letícia Nascimento

Na última sexta-feira (10) estreou o PodTech, novo podcast do CIDAC na WebRádio Servidor. Com o tema Mulheres na Tecnologia, as convidadas foram Aline Pires Vieira de Vasconcelos, Professora Titular de Informática do IFF e Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ; e Simone Vasconcelos Silva, também Professora Titular de Informática do IFF, Doutora em Computação pela UFF e Pesquisadora em Desenvolvimento Tecnológico do CNPq.

As entrevistadas falaram um pouco sobre como ingressaram na área digital e Aline destacou a importância do incentivo familiar na escolha da profissão. “O meu pai me incentivou muito a ir para a área da informática. Esse incentivo familiar é muito importante para que a mulher entenda que ela pode, sim, trabalhar com tecnologia se ela quiser”, disse. Simone também falou sobre o apoio que recebeu dos pais ao escolher o ramo da tecnologia. “Eu comecei na área da tecnologia a partir de um curso técnico e os meus pais sempre me apoiaram. Com certeza, o apoio deles foi muito importante”, explicou.

As convidadas também comentaram sobre os avanços da tecnologia e porquê esses avanços não devem causar medo. “A tecnologia vem para nos fortalecer, não para nos substituir. Nós sempre teremos o nosso espaço”, explicou Aline. “Nós precisamos entender que a TI é um serviço que está aqui para nos ajudar”, enfatizou Simone.

Elas falaram, também, sobre o Programa Meninas Digitais, que tem como objetivo apresentar a área de Computação e suas tecnologias para meninas estudantes do ensino médio e motivá-las a seguir uma carreira na área tecnológica. “Nós oferecemos algumas ações como palestras, rodas de conversa e debates para conscientizar alunas do ensino médio sobre a área de TI”, explicaram.

Além disso, as entrevistadas também deixaram um incentivo para meninas e mulheres que desejam ingressar no ramo de tecnologia. “O meu conselho é que todas as meninas que querem fazer parte desse ramo e têm medo por algum motivo, que venham com medo mesmo”, disse Simone. “Eu vou deixar uma frase que, para mim, é muito bacana: O lugar da mulher é onde ela quiser”, completou Aline.

 

Imagem: CIDAC