Windows 11 recebe atualização que traz mais de 10 novos recursos

Nesta terça-feira (28), o Windows 11 recebeu uma atualização que traz 12 novos recursos ao sistema operacional. Além das novas ferramentas ligadas à Inteligência Artificial, outras funcionalidades que já estavam sendo testadas pelos Insiders agora estão chegando para todos os usuários.

A atualização começou a ser distribuída hoje para os usuários, porém todas as novidades devem chegar na atualização de março.

  • Bloco de Notas novo

O Bloco de Notas com abas, semelhante às guias dos navegadores, agora começa a ser distribuído. Ele permite que os usuários abram abas de diferentes arquivos de texto em uma única janela.

  • Acesso rápido ao iPhone

Ainda em fase de prévia, o novo Phone Link para iOS chega para permitir que os usuários do iPhone visualizem e respondam mensagens ou atendam ligações diretamente do Windows 11.

  • Windows 11 com Bing

Agora o Bing conta com ChatGPT e estará disponível em uma caixa de busca diretamente da barra de tarefas.

  • Sempre olhando para a câmera

O Windows 11 ganhou mais uma ferramenta baseada em inteligência artificial, através do Studio Effects. Basicamente, agora existe uma função de “contato visual”, que faz com que o usuário esteja sempre “olhando para a câmera”, mesmo que ele esteja olhando para outra direção.

  • Acesso ao Cloud PC no novo aplicativo do Microsoft 365

Agora os usuários poderão acessar um PC na nuvem diretamente do aplicativo Microsoft 365. Com isso, basta que o usuário, direto do computador, abra o novo app, inclua suas credenciais e confira a lista de computadores na nuvem que podem ser acessados.

  • Gravação de tela facilitada

A Ferramenta de Captura ganhou um novo atalho prático para que os usuários possam gravar a tela do computador mais facilmente. Para acessar a ferramenta através do atalho, basta clicar em Windows + Shift + S.

  • Novos Widgets

Entre os novos Widgets, estão disponíveis atalhos para o Phone Link, Xbox Game Pass, Spotify e serviços da Meta.

  • Melhoria no preview de vídeo para o Teams

Foram adicionadas melhorias à prévia de vídeo do Teams na barra de tarefas. Com isso, o usuário agora pode ver uma prévia da imagem e do chat, além de poder digitar mensagens sem ter que abrir a janela de conversa, por exemplo.

  • Mais suporte às telas em braile

A função de leitura de tela ganhou melhorias e agora possui suporte a mais modelos de telas em braille.

  • Novo aplicativo de Assistência Rápida

O aplicativo de Assistência Rápida também ganhou melhorias e agora é possível alternar entre o compartilhamento de tela e retomar o controle rapidamente durante uma sessão de suporte, por exemplo.

O Windows 11 recebeu, ainda, outras mudanças menores:

  • Telas de toque, que permitem que a barra de tarefas apareça ou desapareça, dependendo se o está no modo PC ou tablet.
  • Mais opções de gerenciamento de energia no aplicativo Configurações.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Windows/Unsplash

Chrome ganha novas configurações para reduzir cookies

O Google continua com o projeto de substituir o uso de cookies no Chrome e está realizando testes na Privacy Sandbox. Para isso, a empresa agora criou uma nova API nas versões Dev e Canary do navegador, além de trazer novas configurações para o aplicativo do navegador no Android.

A novidade pode ser resumida através da API Topics, que significa um recurso que utiliza inteligência artificial para criar categorias dentro do browser que servem para filtrar os anúncios. Esses tópicos, inclusive, são gerados com base no histórico recente do usuário.

Basicamente, três recursos de privacidade chegaram ao Chrome. Um dos novos recursos são os tópicos de anúncio, que possuem o objetivo de permitir que os usuários gerenciem os tópicos que são criados nos acessos feitos aos sites. Os usuários podem, ainda, escolher o que a API deve analisar ou não.

Outra novidade é a Medição de Anúncios, que permite que os usuários escolham se a API pode fazer o relatório de outros dados de diagnóstico para serem coletados pelos serviços de publicidade.

Já a terceira opção consiste nos anúncios que são sugeridos pelos sites. Com isso, o usuário pode ativar ou não a possibilidade de os sites poderem acessar aos tópicos gerados pela API. Ele pode, ainda, escolher sites individuais e bloqueá-los para que eles não consigam acessar esses resultados.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Reprodução/Google