CIDAC e Subsecretaria da Pessoa Idosa promovem aula inaugural de curso de Tecnologia para idosos

Por: Letícia Nascimento

Nessa segunda-feira (10), aconteceu no CIDAC uma aula inaugural do Curso Ferramentas Digitais para idosos. O projeto faz parte do programa federal “Viver, Envelhecimento Saudável e Ativo” e é oferecido através da Subsecretaria de Promoção de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com o CIDAC.

O objetivo é promover a inclusão digital aos idosos, garantindo que eles adquiram conhecimentos básicos de acesso às novas tecnologias e, assim, consigam ser mais autônomos no uso da internet e seus recursos.

As aulas, que acontecerão no CIDAC, serão oferecidas através da plataforma Recode e ministradas pelas professoras Munique Maciel e Vanessa Braga. Ao todo, participarão 40 idosos, divididos em 4 turmas nos turnos da manhã e tarde.

A coordenadora do curso CIDAC/Recode, Ana Paula Mathias, destacou a relevância do projeto. “A expectativa para essa nova turma é a melhor possível. Acredito que a inclusão digital será como acender uma luz na vida da pessoa idosa, pois trará autonomia, melhorando assim a autoestima e a sensação de pertencimento”, disse.

O subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves, falou sobre a importância da parceira das subsecretarias para garantir a inclusão digital aos idosos. “A parceria do CIDAC com a Subsecretaria de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa dará andamento ao Projeto Viver, com a inclusão digital na plataforma da Recode. Com toda certeza esta será mais uma turma de sucesso através da Tecnologia”, ressaltou.

 

Imagens: CIDAC

Play Store: Google lança recurso que arquiva aplicativos não usados no Android

O Google está disponibilizando um recurso que promete ajudar os usuários a liberarem espaço no armazenamento de seus dispositivos Android.

A ferramenta permite que as partes fundamentais de um aplicativo (ou jogo) sejam removidas, mas os dados gerados continuam salvos no dispositivo. Isso possibilita aumentar o espaço disponível no celular ou tablet até que o usuário queira utilizar o aplicativo novamente.

Com a funcionalidade, é possível arquivar os aplicativos e jogos de forma inteligente, tendo em vista que o sistema operacional irá detectar automaticamente os aplicativos menos usados e remover seus dados fundamentais, mantendo apenas os dados gerados pelo usuário.

Os ícones dos aplicativos arquivados poderão ser vistos na tela inicial ou menu principal do Android, mas terão um símbolo de nuvem, o que vai indicar que é necessário baixar o aplicativo novamente para conseguir utilizá-lo. Ao ser baixado novamente, o aplicativo irá ter todos os dados restaurados automaticamente.

Reprodução/9to5Google/TudoCelular

Vale ressaltar que a funcionalidade precisa que o aplicativo seja distribuído como Android App Bundle (AAB) para funcionar.

Até o momento, o Google não divulgou uma previsão de disponibilidade geral da função, mas é possível que ela seja liberada em breve como parte de uma atualização de recursos do Android.

 

Via: TudoCelular
Imagem: Montagem/CIDAC