Por: Letícia Nascimento
Nessa segunda-feira (10), aconteceu no CIDAC uma aula inaugural do Curso Ferramentas Digitais para idosos. O projeto faz parte do programa federal “Viver, Envelhecimento Saudável e Ativo” e é oferecido através da Subsecretaria de Promoção de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com o CIDAC.
O objetivo é promover a inclusão digital aos idosos, garantindo que eles adquiram conhecimentos básicos de acesso às novas tecnologias e, assim, consigam ser mais autônomos no uso da internet e seus recursos.
As aulas, que acontecerão no CIDAC, serão oferecidas através da plataforma Recode e ministradas pelas professoras Munique Maciel e Vanessa Braga. Ao todo, participarão 40 idosos, divididos em 4 turmas nos turnos da manhã e tarde.
A coordenadora do curso CIDAC/Recode, Ana Paula Mathias, destacou a relevância do projeto. “A expectativa para essa nova turma é a melhor possível. Acredito que a inclusão digital será como acender uma luz na vida da pessoa idosa, pois trará autonomia, melhorando assim a autoestima e a sensação de pertencimento”, disse.
O subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves, falou sobre a importância da parceira das subsecretarias para garantir a inclusão digital aos idosos. “A parceria do CIDAC com a Subsecretaria de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa dará andamento ao Projeto Viver, com a inclusão digital na plataforma da Recode. Com toda certeza esta será mais uma turma de sucesso através da Tecnologia”, ressaltou.
Imagens: CIDAC