Por: Letícia Nascimento
O CIDAC e o Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) da Universidade Federal Fluminense (UFF) estão firmando uma parceria, com o objetivo de realizar uma pesquisa para mapeamento da cadeia produtiva do leite em Campos. A reunião para assinatura do termo de cooperação técnica aconteceu nesta quarta-feira (19), no CIDAC.
Participaram da reunião as coordenadoras do NERU/UFF, Prof. Dra. Maria do Socorro Lima e Prof. Dra. Vanuza Pereira Ney. Como representantes do CIDAC, estiveram presentes o subsecretário José Vicente Alves; o gerente de Geoprocessamento e B.I. do CIDAC, Rhaniéri Siqueira; a assessora técnica do setor de Geoprocessamento, Carla Pontes; e a estagiária do setor de Geoprocessamento, Letícia Amaral.
Os principais objetivos do mapeamento são georreferenciar os produtores de leite no município, mapear o destino dos refrigeradores e geradores de energia adquiridos, identificar e mapear as principais agroindústrias/cooperativas do setor de leite e derivados existentes no município, identificar as estradas utilizadas pelo produtor para escoar a produção; além de subsidiar, a partir dos dados levantados, decisões e atividades públicas de ordem técnica através de análises georreferenciadas.
A Prof. Dra. Maria do Socorro Lima destacou a relevância do mapeamento para o município. “A grande importância é, primeiramente, identificar quem são esses produtores, onde eles estão e ver o potencial de produção do município. Porque, mais do que produzir o mapa, é fundamental identificar a potencialidade local. Acho que essa é uma grande importância para produção de políticas públicas”, disse.
Já o gerente de Geoprocessamento e B.I. do CIDAC, Rhaniéri Siqueira, falou sobre a importância da parceria. “O setor de Geoprocessamento do CIDAC viu uma grande oportunidade de estreitar os laços com o NERU, porque temos aqui no nosso quadro hoje a estagiária Letícia Amaral, que é do Sul do Espírito Santo, e tem essa prática de pesquisa a campo através do levantamento da cadeia produtiva do leite. A gente observou que Campos precisa do levantamento desses dados, então promovemos a aproximação do CIDAC com a UFF para irmos a campo trazer esse projeto para Campos, para assim termos um diagnóstico de como está funcionando a cadeia produtiva de leite do município”, ressaltou.
Imagens: CIDAC