Nessa quarta-feira (26), a Microsoft anunciou que está começando a reduzir as centenas de domínios onde ficam os seus serviços em nuvem para unificar seus aplicativos em um único endereço: cloud.microsoft.
O Blog do Microsoft 365 trouxe uma nuvem de nomes da empresa para exemplificar o que intitulou como uma “fragmentação”, mostrando alguns domínios que os usuários precisam lidar no dia a dia. Por serem muitos domínios, os usuários acabam ficando confusos na hora de encontrar determinado serviço caso não tenham decorado ou anotado.
Reprodução/Microsoft/TecMundo
O novo domínio único irá trazer vantagens para todos os usuários, que vão desde os administradores (que agora terão listas de permissões mais curtas para personalizar) até os desenvolvedores (que passarão a atuar em um ecossistema mais estreito e integrado).
Com a novidade, irá bastar somente colocar na URL o nome do produto e em seguida o domínio “cloud.microsoft”. No GIF divulgado pela empresa, é possível ver como irá funcionar:
Reprodução/Microsoft/TecMundo
A Microsoft informou que, inicialmente, serão implantados no domínio único apenas os “net-new services”, que são os que permitem criar aplicativos escaláveis, como o Azure Functions. Em relação aos aplicativos já em uso, a transição irá ocorrer lentamente. A Microsoft afirmou, ainda, que “na maioria dos casos, nenhuma ação do cliente será necessária”. Isso porque o *.cloud.microsoft” já foi adicionado à lista oficial de URLs e endereços IP do Office 365.
Via: TecMundo
Imagem: Reprodução/Microsoft