O Explorador de Arquivos do Windows 11 recebeu um novo visual através de uma atualização, disponibilizada no canal de desenvolvedores (Dev Channel). A compilação 23451 traz um botão que apresenta mais detalhes sobre um arquivo específico.
Toda vez que o usuário selecionar um item, essa nova opção surgirá no canto superior direito da tela, próxima aos botões maximizar e fechar janela. O painel Detalhes deve mostrar uma visão geral da seleção, exibindo informações como atividades recentes relacionadas ao arquivo, uma miniatura, status de compartilhamento, comentários recentes e documentos relacionados.
Além disso, o novo recurso também permite que o usuário rastreie a origem do arquivo. Será possível saber se o arquivo foi enviado por e-mail, baixado da web ou compartilhado via Teams, por exemplo. Isso pode contribuir para a segurança do usuário, tendo em vista que ele terá mais informações antes de abrir uma foto, executar um programa ou reproduzir um vídeo.
Outras melhorias trazidas pela atualização
A versão para desenvolvedores também traz outros aprimoramentos, como por exemplo um visual atualizado do Windows Spotlight com diferentes layouts. O Spotlight são as imagens de fundo que seguem junto de contexto para informar ao usuário sobre o local da foto.
Uma outra novidade é o início de um teste com um widget novo do Facebook. Esse ficaria posicionado no painel Widgets para facilitar o acesso a notificações do aplicativo, como comentários e compartilhamentos.
Um outro pequeno ajuste foi feito no painel de Widgets, que exibe a previsão do tempo. Com a atualização, ele se tornou animado para mostrar sol ou chuva com mais atratividade. Além disso, o Menu Iniciar passou a mostrar os sites visitados recentemente no espaço “Recomendações”.
Até o momento, a compilação 23451 ainda está restrita ao Dev Channel, o que significa que ela ainda passará por muitas mudanças até chegar para testadores beta. Ainda não há previsão de quando as novidades chegarão à versão estável do Windows.
Via: Canaltech
Imagem: Windows/Unsplash