Android 14: Google apresenta recursos do novo sistema operacional

O Google liberou o Android 14 Beta 2 para testadores nessa quarta-feira (10). A segunda atualização da fase beta traz novas opções no menu de Configurações, além de muitos outros ajustes e novidades.

As novidades trazidas no Android 14 Beta 2 são Health Connect nativo, suporte de ultra HD para imagens, áudio USB sem perdas, controle de volume mais granular, indicador de gesto “Voltar” habilitado, opções de contraste do Material You e seção dedicada a revisão das permissões de localização. Veja abaixo mais detalhes das novidades:

Health Connect nativo

O aplicativo, que agora será uma ferramenta nativa, guarda informações de saúde e atividade física dos usuários (que são obtidas através de celulares, acessórios e aplicativos), e fornece uma seção única para gerenciar tudo.

Suporte de ultra HD para imagens

O Android 14 Beta 2 traz suporte para HDR de 10-bit. Essa tecnologia é capaz de reter mais informação de luminosidade e contraste de fotos, o que permite que sejam exibidas cores mais vibrantes. Vale ressaltar que essa função é totalmente retrocompatível com formatos JPEG.

Áudio USB sem perdas

A versão traz suporte para áudio sem perdas por conexões USB. Dessa forma, é possível ter “experiências para nível de audiófilos” para fones de ouvido conectados no USB.

Controle de volume mais granular

Possibilita que o usuário ajuste o volume do toque e das notificações do celular individualmente. Essa opção precisa de autorização do servidor para aparecer no menu de Configurações.

Indicador de gesto “Voltar” habilitado

O indicador do gesto “Voltar” agora pode ser habilitado no menu de Configurações para Desenvolvedores. Essa opção foi encontrada em uma versão experimental anterior do Android 14, mas estava desativada por padrão.

Opções de contraste do Material You

O menu de Configurações para Desenvolvedores permite, também, ajustar o contraste das cores do Material You. Assim, o usuário pode escolher entre as opções “Padrão”, “Médio” e “Alto” para configurar a paleta de cores que ele desejar para o sistema.

Seção dedicada a revisão das permissões de localização

O Android 14 terá uma seção dedicada para o usuário poder revisar permissões de localizações liberadas para aplicativos. As informações ficarão no menu “Privacidade”.

Lançamento do Android 14

O Android 14 ainda está no meio do período de testes e deve receber pelo menos duas atualizações majoritárias antes do lançamento definitivo. Por isso, até o momento, não há previsão de quando a nova versão do Android será lançada para o público.

 

Via: Canaltech
Imagem: Denny Müller/Unsplash

Google Maps irá exibir rotas imersivas com uso de inteligência artificial

Nessa quarta-feira (10), o Google anunciou a Visualização imersiva para rotas, um novo modo de visualização com inteligência artificial para o Google Maps. O anúncio foi feito durante a conferência Google I/O 2023.

Segundo a empresa, com a novidade, os usuários poderão visualizar cada segmento de uma rota de uma maneira mais detalhada. “Com esta tecnologia, você pode ver todas as informações necessárias sobre sua rota de uma só vez. Ao obter direções, você verá uma experiência multidimensional que permite visualizar ciclovias, calçadas, cruzamentos e estacionamentos ao longo de sua jornada”, disse o Google em uma publicação em seu blog oficial.

Além disso, a empresa também explicou que, com o controle deslizante de tempo, será possível ver informações sobre a qualidade do ar e também como a rota ficará à medida que o clima for mudando ao longo do dia.

A Visualização imersiva começará a ser implementada nos próximos meses em Amsterdã, Berlim, Dublin, Florença, Las Vegas, Londres, Los Angeles, Nova Iorque, Miami, Paris, Seattle, San Francisco, San Jose, Tóquio e Veneza.

Novidades para desenvolvedores

Os desenvolvedores também poderão criar experiências imersivas em seus aplicativos e sites com a plataforma do Google Maps. Com uma nova API de visualização aérea, disponível ainda em pré-visualização, os desenvolvedores poderão integrar facilmente um vídeo 3D de um ponto de interesse em seus aplicativos, oferecendo mais informações sobre um determinado local.

Os desenvolvedores poderão, ainda, personalizar seus mapas 3D através de uma versão experimental de blocos 3D fotorrealistas, por meio de uma API de blocos de mapas. Isso permitirá que as pessoas possam ver a altura de prédios, fazer um passeio imersivo por parques naturais ou até mesmo “voar” sobre pontos turísticos.

Até o momento, o Google ainda não divulgou uma data de lançamento das novidades, o que significa que provavelmente elas ainda estão em desenvolvimento e que ainda não há previsão para que elas cheguem ao público.

 

Via: Blog do Google
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash